domingo, 26 de abril de 2009

UNE: TRINTA ANOS DE RECONSTRUÇÃO NO HISTÓRICO CONGRESSO EM SALVADOR!

26 DE MAIO DE 1979. A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES RESURGE APÓS UM COMPETENTE E HEROICO PROCESSO DE LUTAS.

É uma data que merece homenagens. A gloriosa União Nacional dos Estudantes, no próximo dia 26 de maio, vai fazer trinta anos da sua reconstrução em um histórico e emocionante congresso realizado no Centro de Convenções de Salvador, organizado pela Comissão Pro UNE (formada pelos DCEs), com destaque para o DCE da UFBA que organizou toda a infraestrutura do Congresso.

O Congresso foi a culminância de um processo de lutas que veio desde 1975, com a realização das primeiras reuniões clandestinas dos DCEs existentes, passando pelos encontros nacionais de estudantes, violentamente dissolvidos e reprimidos pela ditadura militar, a exemplo do da PUC de São Paulo, o de Belo Horizonte, que não chegaram nem a acontecer.

Em 1979, finalmente os estudantes conseguiram realizar o Congresso.

Foi um evento que mobilizou toda a cidade. O DCE da UFBA, fez uma intensa e bem sucedida campanha publica pedindo a população para hospedar os estudantes. Foram mais de mil casas cadastradas. Fez uma campanha de finanças que junto com a taxa de inscrição, garantiu toda a estrutura do Congresso.

O Congresso foi uma maravilha. Estavam ali todas as forças de esquerda do País (e também a direita se articulando no movimento estudantil, mas nunca teve sucesso...) que se apresentavam através de movimentos que posteriormente formaram as chapas que concorreram a UNE.

Muita expectativa e muita tensão para que o Congresso acontecesse em paz. Teve um episodio de um grupo do Rio Grande do Sul articulado pela direita que iriam bagunçar, chegaram a fazer pequena passeata na área do Centro de Convenções, mas graças a habilidade dos dirigentes da época, foram absorvidos pelo Congresso sem confronto que não interessava a imagem naquele momento.

O CONGRESSO ENTROU COM UM PRESIDENTE INDICADO E TERMINOU ELEGENDO OUTRO

O pessoal do PCdoB, assumindo o nome de Viração, fez maioria dos delegados. Em segundo lugar vinha o pessoal da AP (Ação Popular). O PCdoB definiu que iria apresentar Valdelio, do DCE da UFBA como candidato a Presidente e Rui Cesar, também do DCE UFBA, iria dirigir o Congresso.

Pois. Rui Cesar se saiu tão bem na direção do Congresso que não teve como não ser aclamado como primeiro presidente da UNE pós reconstrução.

FOI FORMADA DIRETORIA COM TAREFA DE PROMOVER ELEIÇÃO DIRETA PARA A ENTIDADE, REALIZADA EM OUTUBRO DO MESMO ANO.

A diretoria, foi formada contemplando todas as forças políticas, sendo destaque o PCdoB e AP (Viração e Refazendo).

ELEIÇÕES DIRETAS ELEGERAM A CHAPA MUTIRÃO.

A diretoria eleita no Congresso fez uma bela gestão organizando as eleições diretas que ocorreram com estudantes votando em todo o País, elegendo a chapa Mutirão, (Aliança do PCdoB com AP) presididas por Rui Cesar e compostas por vários nomes que hoje tem expressão nacional.

Vejam os nomes:

Rui Cesar (presidente), Aldo Rebelo, Candido Vaccarezza, Alon Feuerwerker Marcelo Barbieri, Juarez Amorim, José Pimenta, Sergio Carneiro, Ivaneck Perez, Luis Falcão (Lula), Fredo Ebling, Gilberto Martin, Maria Francisca de Souza (Kika), Pedro Reis Pereira e Vladir de Oliveira.

Antonio do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada