segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ROQUE ARAS: FAZENDO JUSTIÇA A QUEM NÃO FOI UM NEY FERREIRA NO MDB.


ENQUANTO GEDDEL ESTAVA SOB AS ASAS DE ACM NA ARENA, RESULTANDO NA XEROX MAL FEITA ATUAL,

ROQUE ARAS FORMAVA AS BASES DE UM PARTIDO QUE NAQUELE MOMENTO JOGOU IMPORTANTE PAPEL NA LUTA CONTRA A DITADURA.

Fazendo justiça à Roque Aras, peço-lhe sinceras desculpas por haver citado o seu nome como representante do adesismo de uma época da reconstrução das forças em luta contra a Ditadura Militar e seus representantes na Bahia.


CITEI ROQUE ARAS ERRONEAMENTE EM MATÉRIA QUE FIZ SOBRE CIRO GOMES, quando na verdade queria me referir à Ney Ferreira.

Este sim um adesista que travava o partido.

Roque Aras, pelo contrario, jogou um grande papel na aglutinação de forças progressistas.

Os partidos de esquerda a época e também intelectuais dessa matiz, não tinham opção de militância legal a não ser no MDB.

Roque Aras, tinha tomado o partido de Ney Ferreira, abriu espaço para os partidos de esquerda concorrerem pelo MDB e implementou uma grande ofensiva pelo interior formando diretórios em vários municípios.

A época inclusive, Roque Aras empreendeu um grande combate tanto à ACM quanto a Roberto Santos e Juthay, impedindo o seu intento de transformar o partido em linha auxiliar.

Vale a pena transcrever trecho do bom livro do deputado Emiliano Jose sobre a época:

“Será a eleição de Roque Aras para a presidência do MDB em meados de 1977 que começará a mudar a face do partido no Estado. É importante resgatar o papel que ele teve, muitas vezes subestimado.
Político hábil, bom negociador, foi importante para firmar a transição que acabará por resgatar o MDB das mãos de Ney Ferreira. Olhando retrospectivamente, pode-se afirmar que ele fez a transição de modo competente. Procurou manter relações cordiais com Ney Ferreira, enquanto ia abalando a estrutura cartorial e adesista do partido.”


Hoje, Geddel, o reciclável, dirige o PMDB lembrando os tempos de Ney Ferreira.

Ainda bem que ninguém precisa do seu partido para concorrer às eleições

Antonio do Carmo



2 comentários:

  1. Enfim está restabelecida a imagem de Roque Aras. Combativo político baiano nunca se rendeu. Por onde andou trabalhou pelas instituições democráticas.

    ResponderExcluir
  2. Roque Aras, para todos quea companharam sua trajetória, é exemplo de seriedade política e dedicação a causas sociais. Parabéns pela correção da notícicia.

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada