segunda-feira, 25 de maio de 2009

TERCEIRO MANDATO PARA LULA: DOIS PESOS E TRINTA MEDIDAS NA GRANDE IMPRENSA!

A GRANDE IMPRENSA DO EIXO RIO SÃO PAULO TRABALHA ASSIM: DEPENDENDO DA CARACTERÍSTICA POLÍTICA IDEOLOGICA DE QUEM ESTÁ NO COMANDO DO PAÍS, PODE OU NÃO PODE!

Sem entrar no mérito de que Lula tem uma candidata à sua sucessão, Dilma Rousseff, vale a pena analisar como funcionam as coisas nesse nosso e belo país.

A grande imprensa está fazendo o maior auê diante da possibilidade de discussão e aprovação de PEC no congresso, que permita ao presidente Lula concorrer a um terceiro mandato e o povo decidir, democraticamente, se o elege ou não.

Acusam de “golpe” atentado à democracia, provocação aos militares, etc.

Mas esta mesma grande imprensa não reagiu assim em outro momento recente da vida política do país, quando Fernando Henrique Cardoso, no poder, botou em discussão no Congresso e aprovou (com compra de votos, segundo denuncias...) a emenda da reeleição, concorreu se reelegeu com o objetivo de “continuar as reformas” em um momento de crise econômica e deu no que deu o seu segundo mandato.

VEJAM O EDITORIAL DA FOLHA DE SÃO PAULO DO DIA 5 DE JANEIRO DE 1996, INTITULADO “Reeleição Popular” (que gracinha...)

“O apoio de três em cada quatro brasileiros à possibilidade da reeleição para o próximo presidente e futuros governadores e prefeitos mostra que a população vê com bons olhos a chance de renovar os mandatos que vem a se mostrar bons governantes. (...)

Continua a Folha...

O argumento de que a reeleição ensejaria o uso eleitoral da máquina administrativa pelo mandatário – o candidato parece engajado. Afinal, esquece ingenuamente que a ‘máquina’ pode ser igualmente utilizada – como lamentavelmente ocorre amiúde – em prol do candidato de situação, mesmo que não seja ele o mandatário.


Conclui, candidamente, a Folha...


Uma eventual emenda de reeleição, ademais, evidentemente não muda a lei para manter um governante. Ela apenas permite que ele se recandidate. Entre a candidatura e a renovação do mandato estará sempre o democrático e o inquestionável veredicto das urnas.”


O artigo vai ficar um pouco longo, mas vale a pena ler este trecho DO EDITORIAL DO MESMO JORNAL DO DIA 9 DE JANEIRO DE 1997, SOB O TÍTULO: “Casuísmo explícito”:


Vejam o absurdo comparando com a posição dos dias atuais:

“Esta Folha há muito considera justo o direito de os governantes, inclusive os atuais, disputarem a reeleição. Mas a abrangência da questão, a total ausência de debates esclarecedores e a clara manipulação do tema, visando benefícios meramente eleitorais, tornam cada vez mais indispensáveis que o assunto venha a ser examinado em fóruns amplos e, em seguida, apreciado em plebiscito nacional”

Pois, foi desta forma que a grande imprensa fundamentou e defendeu a “legitimidade de FHC propor mudança na Constituição para permitir o direito de concorrer às eleições, sem traumas, sem ameaças, sem provocação aos militares. Já com Lula....

"O SISTEMA É BRUTO! MEU IRMÃO"


Antonio do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada