quinta-feira, 21 de maio de 2009

CAIU (felizmente) A PROPOSTA DE “LISTA FECHADA” NA (in) POSSIVEL REFORMA POLITICA EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO.

PT E PMDB recuaram e desistiram de apresentar a proposta de eleição através de “lista partidária fechada” em uma possível reforma política em discussão no Congresso Nacional.

A imensa reação dos partidos PSB, PR, PP e PTB, levaram os dois maiores partidos da base aliada a desistirem de levar à frente a proposta.

Partidos como o PSB, ameaçaram obstruir toda a votação caso houvesse insistência na proposta.

Michel Temer foi duramente criticado por ter formado uma comissão para elaborar uma proposta, que não chegou a lugar algum, abrindo espaço para as reações.

Tudo indica que não vai ser votado nada nesse sentido que possa valer ainda para estas eleições.

O problema das “listas fechadas” é que para os partidos ideológicos as listas funcionam bem. A idéia de fortalecer o sistema político através do fortalecimento dos partidos em tese é muito bonita.

Mas do ponto de vista pratico, o que iria acontecer no Brasil maravilha seria uma imensa negociação financeira nos partidos não ideológicos, uma disputa fratricida pelas direções partidárias e a formação de verdadeiros caudilhos comandando estes “partidos” com braços e punhos de ferro.

Nada parecido com os países europeus que adotam o sistema. Logo a idéia (morta por enquanto graças a Deus...) não passava de uma utopia.

Antonio do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada