terça-feira, 9 de junho de 2009

PMDB DA BAHIA: QUAL A SUA FORÇA REAL?

POR QUE A CHAMADA “FORÇA DO PMDB” NÃO SE EXPRESSA EM PERCENTUAIS ALTOS NAS PESQUISAS, PARA GEDDEL?

Esta é uma pergunta que os analistas da política baiana deveriam responder.

Como diz Samuel Celestino, em brilhante e lúcido artigo na Tarde de Hoje, o PMDB foi esmagado pelas forças carlistas e após as eleições de Wagner, passou a ter 115 prefeitos e 564 vereadores.

POR QUE ESTA FORÇA, QUE EXPRESSA SER O MAIOR PARTIDO DA BASE ALIADA, não se transforma em altos percentuais para Geddel nas pesquisas de opinião feitas até hoje?

Geddel empata com Varela! Não estou diminuindo varela. Mas o locutor, apresentador, nem tem partido. Tem a força do nome construído ao longo dos anos em defesa do povo pobre.

Alguns poderiam dizer; “ Geddel não é candidato” não é? Desde o ano passado, pós eleições municipais, que não se fala em outra coisa.

A questão é que esta “força” do PMDB, é tipo pastel de vento. Você fura e chega ao verdadeiro tamanho.

O PMDB SAIU DAS ELEIÇÕES DE WAGNER COM CERCA DE 30 PREFEITOS E FOI COMETIDO UM GRANDE ERRO DE CONFIAR INTEGRALMENTE EM QUEM TINHA UM PASSADO QUE MOSTRAVA O CONTRÁRIO.

Depois das eleições de 2006, com a derrota das forças carlistas, os prefeitos do interior, que não ficam fora do acesso ao poder estadual, ficaram loucos e desesperados, procurando se filiar DE QUALQUER FORMA, a um partido que favorecesse o acesso ao governador.

Procuraram o PT, obviamente, que cometeu um erro de não enxergar que um partido no poder, deve adotar critérios de filiação, absolutamente menos rígidos do que quando estão fora do poder!

Procuraram outros, mais timidamente, porque a turma não é besta, escolada de décadas em torno do poder, (seja como “banda b” ou prefeito...) ficaram observando para onde o governador sinalizava.

E O GOVERNADOR SINALIZOU PARA O PMDB (na pratica, quase que exclusivamente...)
Geddel foi indicado para ministro de Lula, por Wagner, não por seus méritos. Lula o nomeou atendendo ao pedido do “galego” como o amigo o chama intimamente.


Geddel nomeou duas secretarias importantes e vários outros cargos de poder a exemplo da AGERBA.

E recebeu o sinal verde para trazer os prefeitos carlistas para dentro do PMDB.

Quando Geddel fez a campanha de 2008, ele tinha mais de 100 prefeitos nessa brincadeira. E saiu da campanha com os 115.

SÓ QUE ESTES PREFEITOS, NÃO SÃO PMDB DE CARTEIRINHA!

Logo depois deste período, veio a mudança na legislação que impedia de mudar de partido, sob pena de perda de mandato.

O QUE GEDDEL FEZ? Manteve a turma com duas ações; ameaça de perda do mandato se apoiasse quem não era do PMDB e a promessa de “verbas de Brasília” do seu ministério.

QUAL O QUADRO DE HOJE?

As verbas não chegaram e prefeito quer é verba, dinheiro pra fazer obra, a insatisfação é enorme, Geddel com a atitude de escorpião atravessando o rio, que tomou após a vitoria de 2006, não está tendo esse acesso todo à maquina estadual e OS PREFEITOS, do “PMDB” NA VERDADE, ESTÃO EM COMPASSO DE ESPERA pra ver quem “os adota”. Estão putos com Geddel, mas não tem alternativa de poder. “De acesso ao poder”

SE GEDDEL ROMPER HOJE, LEVA NO MÁXIMO 50 PREFEITOS!

E olhe lá! Esta é a força real de Geddel. O dinheiro do ministério não saiu. Ficou só como promessa.

POR ISSO, E SOMENTE POR ISSO, QUE GEDDEL APARECE MAL NAS PESQUISAS, apesar da “força” do PMDB.

Vejam, que no encontro que ele fez em Salvador, o primeiro, só apareceram 95 prefeitos. Faltaram, portanto 20.
Dos que apareceram, segundo o instituto Ulisses Guimarães, (DO PMDB) que fez uma pesquisa na hora, somente 56% defendiam que o PMDB deveria lançar Geddel como candidato! Façam a conta. Quanto é 56% de 95?.

Essa é a força real de Geddel. Cerca de 50 prefeitos.

Ele sabe disso. Não é de partir para aventura. Sabe que se for apoiar Paulo Souto, leva a pecha de traidor. Sabe que tem uma eleição garantida para senador se ficar com Wagner. Sabe que Paulo Souto não o apóia para governador. (Paulo Souto sabe contar...)

E ta fazendo jogo de cena (perigoso...paciência tem limites...além de gerar um complicador, pra ele, chamado João Henrique...) para “negociar” com Wagner com mais poder.

ESTA QUE É A HISTORIA DA “FORÇA POLÍTICA GEDDEL”


Antonio do Carmo

(em tempo: alguem poderia fazer uma radiografia política das forças de origem carlista no interior...migraram para onde? os demais partidos da base aliada, tiveram qual crescimento? incorporaram quantos desses "adotáveis"?)

Um comentário:

  1. Estava lendo, a matéria ia até bem, aí esbarrei nessa ESTÓRIA de novo. Parei de ler. Que merda. Não sabes que HISTÓRIA é com H? H H H H H H H H H H H H H H H H H H . É com H seu velho GAGÁ! AGÁ. AGÁ!!!! Não leio mais. Vou ler Samuel Celestino, vou ler Cláudio Humberto, vou ler JÂNIO LOPO seu desafeto, SPC, Só Pra Contrariar

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada