sexta-feira, 26 de junho de 2009

CRUZ DAS ALMAS: SOMENTE 220 FERIDOS NA FANTÁSTICA GUERRA DE ESPADAS!

FAZ PARTE DA VIDA CULTURAL DA CIDADE! POBRE, CLASSE MEDIA OU RICO TEM ORGULHO DA IMPORTANTE MANIFESTAÇÃO CULTURAL.

Quem nunca viu deve ver pelo menos uma vez antes de morrer.


A guerra de espadas em Cruz das Almas é uma importante manifestação cultural que envolve toda a cidade, mesmo quem não solte diretamente o perigoso artefato.

Como já disse eu fui lá.

Fiquei no bar do bel, todo cercado de tela na principal praça da cidade.

A noite então é um espetáculo de doido: fogo pra tudo quanto é lado em uma praça imensa!

Conhecemos Tânia, jovem, classe media, de seus 26 anos, “espadeira” convicta que entrou por um momento no bar. Pra ela é um dos momentos mais importantes de sua vida. “É adrenalina pura” fala a jovem toda excitada.

No meio da conversa ela faz referencia ao seu pai que estava lá fora. Eu na duvida; “ele veio te buscar...” e Tânia solta a maravilha: “o que? Ele ta soltando comigo!” pergunto a idade do pai. 63 anos.

Isso é Cruz das Almas.

Fui a um bairro popular. Um grupo de jovens nos recebe com todo o cuidado e carinho, solta algumas espadas para vermos e com todo o orgulho nos convida para ver o “fabrico” nos fundos em um cubículo minúsculo nos fundos da casa.

Fabrica uma espada na hora, mostra uma pilha com mais de 300, onde metade eles vendem e metade soltam.
“nossa espada é garantida! Não explode nunca”

Impressionante em Cruz é como recebem bem o “turista”. Seja pobre ou rico, são extremamente atenciosos, cuidadosos, solidários, fazem de tudo para que você veja e não se machuque.

Respeitam as áreas, dias e horários que podem soltar as espadas.

Fazem o “casamento do CEAT” alguns dias antes do São João, têm a guerra no dia 24 de junho e fazem outro casamento me parece que no primeiro domingo de julho após o São João.

IMPERDÍVEL!

Antonio do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada