sexta-feira, 12 de junho de 2009

COPA DE 2014: GOVERNADOR, EU QUERO SONHAR, GOVERNADOR!

E JOÃO E MARIA NÃO QUER DEIXAR!

Governador! ESTADUALIZE O METRÔ, GOVERNADOR!

GOVERNADOR, o discurso que a deputada Maria Luiza fez na Assembléia, dizendo que ela que manda no prefeito, seu marido como o senhor sabe, e dizendo o mais grave mandando o baiano “esquecer e parar de “sonhar” com a realização da Copa na Bahia, repercutiu mau no meio do povão, Governador!

Governador, ontem, com a festa de Oxossi, começou o calendário de festas lá no terreiro, e como o pessoal sabe que gosto de política, foi o dia todo de conversas, Governador!

A Ebomi Cida, que vende acarajé, (delicioso!) estava apreensiva, me perguntando se a conversa que tava rolando de que o prefeito ia fazer de tudo pra não ter a Copa na Bahia, por causa da política, era verdadeira?

Eu perguntei:

“de onde a Sra. Tirou isso Ebomi?”
e ela, na ponta da língua, disse que tava na boca do povo, que a mulher dele falou isso na Assembléia: “que ela manda no marido e tava cheia de ódio no coração e iria fazer de tudo, pra não ter a Copa” (ela já tava contando terminar a casa com o dinheiro que ia entrar vendendo acarajé....)

Governador, vá por mim, ESTADUALIZE O METRÔ, GOVERNADOR!

Governador, Guelê, é um Ogã jovem que faz artesanato. Ele é muito ligado em futebol. Pois, ele ouviu a conversa, e confirmou do perigo dizendo que a FIFA pode cortar mesmo a Copa na Bahia, se não tiver Metrô. Ele ouviu na TV.

Governador, ESTADUALIZE O METRÔ, GOVERNADOR!

Ebomi Cida, Guelê, querem sonhar, Governador!

Governador, deixa te dar outro exemplo do que ta acontecendo na cidade.

Na terça feira passada, um amigo me convidou pra jantar no Barbacoa. A segunda vez que fui lá.

Na primeira, fui num dia de sábado pra comer a feijoada, pra fazer bonito com minha mulher, (casamento novo...) imaginando gastar meus 100 contos... e por sorte! Uns amigos ricos, me chamaram pra mesa...resultado, não paguei nada! (só que fiquei muito puto! Porque comi pouco, por educação, daquela feijoada de rico, deliciosa! Que só Deus sabe que temperos eles botam! O povo na mesa, comendo costelinha de cordeiro...saladinha...tomando vinhos, que só Deus, quem pagou e o esperto do garçon sabem o preço, eu não poderia fazer feio, não é?)

Sim, mas voltando, pro jantar.

Cheguei, meu amigo atrasou e eu sentei naquelas mesas da recepção, pedi (cheio de categoria!) uma Caipírissima feita com Conhaque Macieira, (o garçom queria me empurrar um outro caríssimo!, não aceitei, claro..e se meu amigo não viesse?ia pagar uma fortuna por uma dosesinha de conhaque? Nem pensar!) acendi meu cigarro e fiquei prestando atenção nas conversas da mesa do lado.
Devia ter uns seis caras.

Governador, veja que interessante!

Vi logo que era gente importante, pelo litro de whisky em cima da mesa, pela frescura pra abrir uma garrafa de vinho e pelo exercito de garçons em cima deles.

Mas isso não interessa. O que interessa é o que eles estavam conversando e eu ouvi tudo! Governador!

Um dizia assim:
“rapaz! Esse João é um FDP! A Copa não esta garantida aqui não, rapaz! Eu estou aqui com meus planos de investimentos parados, por causa dessa situação! Tava pensando em abrir mais 3 lojas! Ele acha o que? Que isso se faz de uma hora pra outra? Tenho que planejar com antecedência! Só de recolhimento de ISS, minha previsão é de triplicar! Dinheiro que vai deixar de ir pra prefeitura, se ele continuar com essa maluquice!”

O outro:

“Ah! Mas você esta bem! Eu é que tou f...! arrancando os cabelos! Na construção civil, a situação é pior. Tou aproveitando bem a ampliação do financiamento, mas, claro que se não tiver a Copa aqui, vou ter que redimensionar tudo!
E vou perder muito dinheiro! Com o anuncio da Copa na Bahia, eu já tinha contratado gente, estudos de viabilidade econômica, para aproveitar a expansão que obviamente a cidade vai ter ao longo dos anos até chegar 2014! Depois então, seria uma maravilha!”

E por ai foi a conversa Governador. Era uma mesa de empresários, da Construção Civil, Comercio, um dono de grande empresa de serviços, um dono de faculdade, um dono de uma rede de franquia de alimentos, (meu amigo chegou depois e conhecia todo mundo...), todos apreensivos.

Pra piorar, quando cheguei em casa, com umas três doses de Macieira na cabeça, encontro minha mulher:

“Titico! tava doida pra você chegar! Você que é bem informado, me diga se é verdade a conversa que tava tendo na faculdade hoje (ela estuda enfermagem) de que pode não ter Copa na Bahia? Ou Titico! Eu já estava toda animada, porque em 2014, já tou formada e tava contando com um monte de empregos pra mim, pra eu escolher...é Verdade Titico?”

E, eu respondi: DEPENDE DO GOVERNADOR .

GOVERNADOR, Guelê, Ebômi Cida, os empresários, os jovens, TODOS QUEREM SONHAR! Governador! E JOÃO E MARIA NÃO QUER DEIXAR, GOVERNADOR!

GOVERNADOR, ESTADUALIZE O METRÔ, GOVERNADOR!

Antonio do Carmo

Fonte: carta que fiz para o Governador do estado da Bahia, Jaques Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada