sábado, 6 de junho de 2009

COPA 2014 AMEAÇADA EM SALVADOR, HOTEL HILTON COM OBRAS SUSPENSA, AEROCLUBE PARADO, ORLA DESTRUIDA, (quase que param a Paralela...)....


“DECISÕES JUDICIAIS, (ou pretensamente técnicas) TOMADAS SEM O MÍNIMO BOM SENSO, ATRAPALHAM, DESEMPREGAM, CORTAM IMPOSTOS E NÃO CONSEGUEM DAR O MÍNIMO DE EXPLICAÇÃO LÓGICA PARA O QUE FAZEM!


VEJAM O CASO DA AMEAÇA A COPA. A diretora da Escola de Arquitetura da UFBA está fazendo o maior escarcéu, acionando o Ministério Público, IPAC, IPHAN, pai de santo, o diabo para impedir a demolição da Fonte Nova e impedir a construção de um moderno estádio que a Bahia merece.

Nisso ela está sendo seguida por um punhado de Arquitetos “românticos” que conseguem ver, naquele estádio, motivo para tombamento. (teve um que chegou a perguntar, como se fosse um absurdo, “onde iriam botar tanto entulho?” deu vontade de responder...)
Resultado, se Deus não botar a mão em cima, isso pode virar um inferno e perderemos a COPA EM SALVADOR!

O CASO DO HOTEL HILTON. É outro inferno. A Juíza decidiu acionada pelo Ministério Publico suspender as obras, que geram empregos, e muitos, depois de pronta vão gerar muito mais, inúmeras novas obras surgirão ali (no que atualmente é um inferno) em um processo em cadeia de geração de milhares de empregos.

Pois bem. Nada disso importa. O argumento é de não “desfigurar” aquela zona do comercio!
Agora vejam! Alguém consegue ver alguma coisa bonita naqueles 4 prédios carniça, ao lado do Mercado Modelo que serão demolidos? O tal prédio de pedra portuguesa, vai ser preservado. E os outros? Que inferno tem ali de “histórico”? preservar o que?

Prefere deixar aquele inferno do jeito que está todo degradado e não deixa dar uma virada como um hotel do porte do Hilton? Em nome de que?

O AEROCLUBE parado. Não precisa falar nada.

A ORLA PARADA. Também não precisa falar nada.

O Judiciário, deveria ter uma visão mais global da cidade, alias, minimamente global e não proceder decisões, que em Salvador, pela quantidade das tomadas parando tudo, já está ficando estranho!

POR POUCO NÃO PARARAM TODA A PARALELA! ATRAVÉS DE DECISÃO JUDICIAL!

Enfim, Bom Senso, Bom Senso, Bom Senso!

Antonio do Carmo

2 comentários:

  1. É isso mesmo !
    É triste e hilário se não fosse ridiculo o que acontecesse em Salvador.
    Basta olhar a situação dos prédios ao lado do Elevador Lacerda, tudo caindo e em ruinas
    sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Passando ali pelo Tunel Américo Simas na direção Comércio- Vale do Nazaré basta olhar para a direita que todo mundo enxerga que a encosta que vai do Santo Antonio Além do Carmo até o Taboão esta toda tomada por favelas sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Subindo a Ladeira da Montanha todo mundo vê o estado calamitoso das casas nesta ladeira sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Olhando-se do Comércio para o Palácio da Aclamação todo mundo vê a direita do Palácio uma imensa e linda casa que fica na Ladeira do Pau da Bandeira completamente em ruinas
    sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Descendo a Ladeira ao lado da Prefeitura o estado das casas e das pessoas chega ser bizarro
    sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Qualquer um que for na Igeja de Santa Luzia no comércio vai ver o estado desastroso que se encontram as casas próximas á Igreja sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Qualquer um que desca a Ladeira do Taboão em direção ao Comécio enxerga a degradação das casas e o estado de miséria que algumas pessoas “vivem” ali sem que “autoridade” alguma tome providência.
    O antigo prédio sede do Jornal “A Tarde” esta se desfacelando sem que “autoridade” alguma tome providência.
    O Hotel Palace na entrada da rua Chile está se acabando sem que “autoridade” alguma tome providência.
    O Cine Exelsior na Praça da Sé, já esta em ruinas sem que “autoridade” alguma tome providência.
    O Cine Jandaia e o Cine Pax na Baixa do Sapateiro tambem já viraram ruinas sem que “autoridade” alguma tome providência.
    Bairros inteiros como a Saúde e a Mouraria estão se acabando sem que "autoridade" tome alguma providência.
    E etc...,etc... e etc...
    Ai vêm o hilário se não fosse ridiculo, quando alguém quer injetar milhões de reais na economia da cidade e empregar centenas de pessoas, ai sim, aparece a famosa “autoridade”
    para dizer que "este empreendimento poderia causar danos ao patrimônio histórico e cultural da cidade" e que vai “prejudicar a visibilidade dos monumentos no entorno, além de descaracterizar a “histórica” separação visual entre cidade alta e baixa de Salvador.”
    É triste,triste,triste esta Bahia !!!

    ResponderExcluir
  2. Sr. Antonio e sr. Anônimo,

    O protesto do IAB está mais do que correto: a Fonte Nova não precisa ser demolida, mas restaurada. Se o sr. não sabe, iriam demolir o Maracanã também, e os cariocas felizmente não deixaram. E O Pan se realizou - e veja só que ironia: justamente as "novas" obras foram acusadas de superfaturamento. É isso que acontece na Bahia. Ninnguém quer que, com isso, os prédios caiam de velhos. É funamental que a sociedade lute pele preservação da IDENTIDADE VISUAL da cidade, que senão, daqui a alguns anos, ninguém mais vai querer visitar Salvador, que é CIDADE HISTÓRICA, daí que esses edifícios precisam ser preservados. A reforma do Elevador Lacerda, por exemplo, foi um crime. Funciona bem? Ok, e daí? O turista quer ver como era um elevador antigo, pois elevador da SIEMENS ele já tem em qualquer shopping center da cidade. O novo tem que ser construído bem longe do centro histórico. É assim em Paris, Londres, Roma, Atenas, Barcelona e grandes cidades CIVILIZADAS. Aquele prédio HORROROSO chamado Mansão dos Cardeais, por exemplo, não deveria estar ali. Já que os moradores gostam tanto de "modernidade", por que não foram para Saiípe. É lá que o lugar deles. E provavelmente o dos caros senhores que escreveram tanta besteira e ainda acham que estão certos. E mais: tudo o que constroem de novo em Salvador é EXTREMAMENTE CAFONA. Acodrdem para a vida.

    L.

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada