terça-feira, 31 de março de 2009

31 de Março de 1964. (02)

(CONTINUAÇÃO)


No meio deste ano, eu trabalhava na ASPEB, ele entra porta a dentro e me convida para ser da chapa do DCE, com Tinoco como Presidente. Me faltou o chão, mas aceitei.

Poucos dias depois, preparando a posse, entra também porta a dentro do conselho de DAs um “doido” pra época, Chicão de Geologia, dizendo que Geologia estava em greve contra o “jubilamento”.

E foi assim que começou uma das maiores e primeiras greves contra a ditadura, das lutas estudantis que culminaram na reconstrução da UNE. A chapa tomou posse organizando Assembléia nas escolas e decretando a greve, que formou a greve geral da UFBa.

Daí vieram as Assembléias Gerais e começou a criar um ambiente onde muitos que atuavam na clandestinidade começaram a ter um espaço para aparecer.

Foi nesse ambiente que apareceram Liu (Lidice), Calucho, Sola, Jorginho Macarrão, Maslowa Islanova, Balila, Carlinhos,Clarinha, Alice, Miguez, Zé Sergio Gabrielli (era do mestrado) Luis Filgueiras, Rui Cezar, Miltom Barbosa, Olival Freire, Sandra, Virginia, Valdelio,Renildo, Diego, Adriana. Martinha, iglesias, Sidonio, Olival, Salete, Celinha, Aglaé, Julieta, Antonio Gute Gute, Zezeu, Manoel JoseJ ulieta Palmeira,Fit, Maria Helena, Augusto Bonfim, Esmeralda, Ney Campelo, Kardé, Ilca, Nilton Vasconcelos, Luiza Maia, Fernando Vasconcelos, Fernando Vasconcelos, Jane Vasconcelos, Joelson Meira, Bernadete, saudoso Luciano, Deoclides, Ana Cecília, Ana Helena, Alfredinho, Jorge Wilton, Sinval, Alfredo Boa sorte, Paulo Fabio, o pessoal da família Santana, Zulu!, (uma figura!) Elza! Gabriel Krachet! Renam, Giselia, Caetano, Luiza, Javier, Luis Nova, Vandilson, Carlos Alfonso, Beto Bororó, e um monte de outros heróis! Heróis da luta!

Foi nesse ambiente que foi crescendo que apareceram depois os sindicalistas, Washington, Wagner, Álvaro, Rosemberg, Renildo, Almerico, Paulo Jackson, Barretinho, Zéze, Marinalva, Rui Costa, Everaldo, o saudoso Zé Olívio, Raimundo Cachorro, o pessoal do IAB, Clube de Engenharia, dentre outros. Heróis! Heróis da Luta!

A luta contra a ditadura gerava muita solidariedade e também muitas formas iam surgindo tentando driblar a repressão que era dura na época. Não tinha conversa. eles, os militares, torturavam, prendiam, matavam.


Me lembro da época, mais ou menos em 75, que a repressão prendeu o pessoal do PCB.
Isso gerou uma corrente de solidariedade, denuncias das prisões, busca de apoio jurídico, etc. É nessa época que se destaca pela sua atuação figuras tipo os advogados que ousavam, tinham coragem de pegar causas de presos políticos.

Minha memória puxa por alguns: a saudosa Ronilda Noblat. Destemida ela assumia a causa sem se preocupar com honorários. Eram advogados caros mas que faziam sem custo para as esquerdas. Quem atuou muito foi Thomas Bacelar, o pai de João Ubaldo! O grande MANOEL RIBEIRO! Diretor da Escola de direito da Católica! Pedro Milton!

Quando teve estas prisões do PCB, a mobilização que juntou gente de tudo quanto é corrente política, formou o que veio a se chamar de “TRABALHO CONJUNTO” onde Manoel Jose teve grande papel na articulação (queria saber onde ele está hoje...)

O TRABALHO CONJUNTO reunia entidades estudantis, profissionais liberais, igreja, o que fosse aparecendo, o padre da fazenda grande (que esqueci o nome dele) todo mundo no Mosteiro de São Bento. SEMPRE COM A PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E APOIO DE: COM ORGULHO DOM TIMÓTEO AMOROSO ANASTÁCIO!

O exemplo de vida chamado D. Timóteo. Eu era o representante do DCE. (chegava nas reuniões, com tanta gente importante! Todo orgulhoso! Sentava, cruzava as pernas e ficava balançando o pé, no meio daquela gente, calçado de sandália japonesa!)

O trabalho conjunto foi muito importante na organização de varias ações contra a ditadura aqui na Bahia.
Heróis! Heróis!

E a musica? A emoção das musicas que calavam fundo, nos faziam chorar? Jovens procurando alguma mensagem muito cheia de subterfúgios para poder driblar a censura?

A ditadura expulsou Caetano e o Obá de Xangô Gilberto Gil. Só Deus, só coisa de Deus naquela época, para descrever quanta força recebemos para continuar lutando quando CAETANO E O OBÁ FIZERAM O SHOW DE DESPEDIDA NO TEATRO CASTRO ALVES! Choro! Emoção! Abraços! E luta! Muita luta contra a ditadura que hoje faz aniversário de seu inicio! E que hoje nunca devemos esquecer o quanto é importante a liberdade!

E o show de Elis Regina no teatro do ICEIA? o ultimo feito na Bahia antes dela vacilar e morrer?

Ninguém nunca vai apagar isto da memória. As mulheres começaram a se organizar em um determinado momento em uma das frentes de luta contra a ditadura em comitês de mulheres. Teve uma verdadeira heroína, mulher que não precisava, Terezinha Zerbini, bem de vida, que correu o Pais, organizando o COMITÊ BRASILEIRO PELA ANISTIA , aqui na Bahia participaram varias mulheres e foi dirigido por muitos anos pela também heroína Ana Guedes.

Pois o Comitê Feminino organizou este Show de Elis, que foi um sonho ! lagrimas! Emoção! Disposição de luta!

Chico Buarque, Elomar, Gil, Caetano, Geraldo Vandré,Sergio Ricardo, Mercedes Souza, e tantos outros, fizeram a vida de uma geração com as musicas que ficávamos procurando mensagens nas entre linhas. Herois! Heróis! Herois!

E Roberto Carlos, que quem era de esquerda na época
, ficava meio torcendo o nariz em publico e ouvindo as escondido, surpreendeu fazendo a musica para Caetano no exílio, falando da volta dele ao País: “debaixo dos caracóis dos seus cabelos....”

CEAS. Centro de Estudos e Ação Social. Funcionava ali na Federação
, como quem vai pra São Lazaro. Era uma organização da Igreja Católica, que publica o importante “Cadernos do Ceas”. Estes cadernos, saiam a cada dois meses se não me engano, tinha vários artigos com visão de esquerda. E fazia outros trabalhos , devia ser clandestino porque eu nunca soube direito o que fazia. Elza, Gabriel Krachete e Ana Cecilia e que faziam um trabalho lá, com outras pessoas que nunca soube direito. Mas foi muito importante na epoca.

Era organizado por uma figura chamada Crisóstomo, cara excelente. Esse caderno jogou um grande papel na época. Pra mim serviu também como meio de vida. Eu vendia assinatura e ganhava comissão. Eu ia na Seplantec, Iuram, me lavava! Vendia um monte. Por isso que disse outro dia da importância dos técnicos daquela Secretaria. Tudo de esquerda.


No Teatro na época teve um grupo organizado por Rogério Menezes (onde será que ele está hoje?) fizeram uma peça contra a ditadura que na estréia foi censurada, chamada “GRAN CIRCO RAITO DE SOL”.


O impulso do Movimento estudantil, saiu foi da Bahia. As disputas de eleições do DCE, entre Viração do PCdoB e Nova Ação da AP, eram homéricas. Educativas. O pau quebrava, mas se unia todo mudo contra a ditadura.

A reconstrução da UNE foi aqui. No centro de convenções.

E a imprensa? Enorme papel na luta contra a ditadura.

Os jornais Opinião, Movimento, Pasquim, foram importantíssimo para toda uma geração de luta. O Estado de São Paulo, jornal conservador dos Mesquita, mas reagia a ditadura, a censura de forma que contribui. Eles botavam um lugar em negro na matéria cortada, depois quando censuraram isso também eles botavam versos de Camões.

E os POETAS NA PRAÇA? Em plena ditadura, um bando de “maluco beleza” iam todo dia de tarde pra praça da Piedade e ficavam recitando poesia. Tudo poesia de luta poesia engajada por um mundo melhor.

ENFIM,
NÃO VOU ESCREVER MAIS NÃO
. Um bando de heróis que hoje devem ser homenageados. Todos! Sem exceção.

DESSA TURMA TODA DESSA ÉPOCA, MUITOS TEM HOJE CONDIÇÕES DE FAZER ALGUMA COISA MELHOR, MESMO ATÉ QUE NÃO ESTEJAM MAIS NOS PARTIDOS QUE MILITAVAM na época.

No coração de todo mundo , sem duvida que fica um coisa por dentro.

Um é governador ou outro é Secretario de Saúde, outro Deputado, outra Deputada, outro presidente da Petrobras, outro Cientista Político, outro presidente da Fundação Palmares, outro Vereador, outro diretor, outra anônima, anônimo....

Heróis, Parabéns na data de hoje.

Antonio do Carmo

Um comentário:

  1. To até lhe vendo chorando contando essa história na Conferência Distrital do D-1 no apartamento clandestino do Imbuí e todo mundo estalando os dedos na hora de aplaudir. Rapaz, por que ninguém pega um estatuto mimeografado a álcool e lhe recruta logo?

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada