segunda-feira, 30 de março de 2009

“2009 AINDA NÃO ESTÁ PERDIDO” ASSIM FALOU DELFIM NETTO.

EM ENTREVISTA AO ESTADO DE SÃO PAULO, O EX-MINISTRO DA FAZENDA DÁ A SUA RECEITA PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE

Delfim Netto é uma figura controversa. Ministro da Fazenda na época dos militares, tem um grande conhecimento de economia e, sem sobra de duvida, é uma das vozes respeitadas na área.

Trechos importantes da entrevista que vale a pena ler:

“COMO MELHORAR A CONJUNTURA”?
“Acelerando o PAC”. Mas é preciso entender que, mesmo que esse esforço tenha sucesso total, não tem potencia para elevar o nível do PIB. O PIB só vai cair muito menos do que cairia sem ele. Ou vai subir um pouco mais do que subiria sem ele. O que precisa, mesmo, é cooptar o setor privado. É preciso trazer de volta o espírito animal do empresário, que hoje, com razão está assustado."

PORQUE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PIOROU TANTO, CONTRARIANDO AS PREVISÕES DOS ANALISTAS?“Se você olhar um gráfico, fica claro o que aconteceu. A atividade cai a partir do dia 16 de setembro de 2008(um dia depois da quebra do banco Lehman Brothers). Quem importou a crise? O setor bancário brasileiro. No dia 17 de setembro, não tinha financiamento para mais ninguém, nem para os bancos....”

MAS O CREDITO VOLTOU?
“A gente se engana. O credito está crescendo? Claro, o sujeito está renovando a mesma linha mais com juro maior......” “...não adianta conversar com dois banqueiros juntos. ELES SEMPRE MENTEM. UM SOZINHO CHORA.”

O SR. JÁ VÊ O FIM DA CRISE?
“É muito difícil porque não tem nenhuma experiência histórica. Se a gente pudesse usar a experiência anterior, acho que, uma vez iniciado o processo- em setembro – há dois ou três trimestres de queda. Depois leva uns quatro trimestres par voltar ao nível anterior. São portanto, 18, 20 meses.”

ENTÃO NA ELEIÇÃO DE 2010...
“Se isso valer, a eleição do ano que vem ocorrerá nun momento de recuperação. Não estaremos rodando (o PIB) a 5%, 6%. Estaremos a 2,5, 3%.

Antonio do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO. CONTRA, A FAVOR, MUITO PELO CONTRARIO...PINTE, BORDE, ENFIM! FALE O QUE QUISER!

 
Pesquisa personalizada