quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
JOÃO HENRIQUE, BOTA O DEM NA ADMINSTRAÇÃO. DÁ MAIS UM PASSO OBJETIVO NO CAMINHO QUE PRETENDE TRILHAR EM 2010!
Sendo uma vontade exclusiva de João, que se autodenominou “Prefeito da Oposição” ao Governador do Estado. Seja uma posição do PMDB enquanto conjunto, (o que eu acho) o fato é que esta posição sinaliza, com todas as letras, o avanço dos passos que estão sendo dados, para a formação do grupo de forças, que em 2010, pretendem tomar o poder no estado.
Vamos ver o reflexo desta posição, nos próximos embates na Assembléia Legislativa, na UPB e nas gestões administrativas da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado e do Ministério de Geddel em 2009.
Antonio do Carmo
PROCURADORES RECONHECEM EM NOTA A MOROSIDADE, MAS NÃO APRESENTAM UM RELATÓRIO CONCRETO, DO NIVEL DE PREJUZO CAUSADO À ADMINISTRAÇÃO!
Atribui a falha, aos problemas de infra-estrutura e adequação de legislação, mas não indica concretamente a disposição de efetuar um balanço objetivo do desempenho e das acusações generalizadas do tipo de levar-se seis meses para emitir-se um Parecer, de duas linhas, de homologação de licitação.
O episodio valeu por um aspecto fundamental:
A Procuradoria e a sociedade, apartir desse momento, têm a obrigação de aprofundar este processo, em cima do essencial:
A Procuradoria em 2009, seguindo as normas legais que ninguém quer burlar, vai contribuir para o andamento da maquina publica?
OU VAI SER UM ENTRAVE?
Quantos aos processos dependentes de Parecer arquivados na procuradoria, vai ser emitido um balanço da quantidade, data de entrada e prazo objetivo de liberação?
São estas as questões mais urgentes.
Antonio do Carmo
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
PROCURADORIA: UM PARECER, DE DUAS LINHAS, DE HOMOLOGAÇÃO DE LICITAÇÃO, LEVA SEIS MESES PARA SAIR!
No fundo, o problema que exige uma solução tem base no seguinte:
O cargo de Procurador do Estado é preenchido através de concurso publico, onde o pretendente fica até quatro anos estudando para passar.
Mas o objetivo principal, não é exercer a função de Procurador em si. Mesmo porque o salário não é lá essas coisas.
O que se busca é o status do cargo, para, ai sim! Ganhar dinheiro, aliás, muito dinheiro! Com os escritórios, as bancas particulares de advocacia. Ai é que eles ganham dinheiro!
Um amigo meu, me fez uma pergunta: “Antonio, um Juiz, um Desembargador, vai julgar um processo, de um lado tem um Procurador do Estado, de outro, um advogado, coitado, sem “Pedigree”, você acha que quem ganha a causa?
E são causas, milionárias, grandes causas, em todas as áreas.
Os Procuradores, em sua maioria, têm “grandes nomes” nessa área.
Como esse amigo fala, muitos, tem “Pedigree” de família.
Por isso, que resistem a “ordens”, a dinâmica de uma nova administração petista. Que não tem relações de “mando” com o judiciário, como as administrações carlistas anteriores.
Por isso, o boicote, por isso a má vontade, por isso a “guerra surda” que se trava, com prejuízos visíveis para a administração.
Como isto será resolvido?
Esta é a questão.
O DEPUTADO GILDÁSIO PENEDO, SABE DESTA REALIDADE. MAS, FAZ DECLARAÇÕES JOGANDO PARA A PLATEIA!
O Deputado Gildásio Penedo, do DEM, líder da oposição na Assembléia, faz uma declaração dizendo que a denuncia da Sra. Fátima, seria para encobrir erros do governo.
Para o Deputado afirmar isto, com conseqüência sem ser jogo para a platéia, ele deveria provar com dados da procuradoria geral, desmentindo as acusações. Como não faz isto....JOGA PARA A PLATÉIA!
Antonio do Carmo
VEREADORES APROVAM PROJETO DE JOÃO
Em acordo feito com a oposição, a base do governo João Henrique, aprovou ontem o Mini Projeto de Reforma Tributária.
A Oposição conseguiu algumas conquistas, através de emendas acatadas, obrigando o Governo a recuar em muitas das medidas do pacote de maldade que o “Prefeito da Oposição” soltou de presente de Natal para a população.
O reajuste de 150% do IPTU, foi retirado do Projeto, foi modificado a obrigatoriedade do contribuinte recadastrar valor do seu imóvel e foram concedidas algumas isenções de IPTU, para casas religiosas de origem africana.
A oposição obteve uma certa vitoria, apesar de não ter conseguido impedir a votação para uma maior discussão do Projeto, votado sem um conhecimento mais profundo dos seus impactos reais na cidade.
Agora, cabe a nova Câmara que toma pose no dia 1º, identificar os problemas criados e reabrir a discussão.
Antonio do Carmo
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
OLIVIA DIZ QUE “O PROJETO DE JOÃO, NÃO PODE SER VOTAD0! PODE TER UM CAVALO DE TROIA EMBUTIDO E ARREBENTAR O POVO DE SALVADOR!”
Foram com estas as palavras que a Vereadora Olivia Santana do PCdoB, definiu o Projeto de Mini Reforma Tributária em apreciação na Câmara de Vereadores, na primeira entrevista do Blog.
Olivia, bota o dedo na ferida! Vamos ver suas palavras.
Vereadora, e esse Projeto de João é bom para a cidade?
Que nada!, Alem do aumento de IPTU em 150%, pra todo mundo, um verdadeiro absurdo! Pode ter outras coisas. Pode ter um cavalo de tróia embutido e arrebentar o povo de Salvador!
Por exemplo?
O projeto trazia a obrigação de todos os moradores fazerem o recadastramento do valor do imóvel, que é a base de calculo do IPTU. Ora, isso é obrigação da Prefeitura fazer! E não do povo! A oposição conseguiu barrar isto do Projeto.
Mas ele diz que os valores dos imóveis estão abaixo do real..
Estão mesmo. Mas este problema é maior nas áreas de poder aquisitivo da cidade. Por exemplo, o Edf. Mansão dos Cardeais, está avaliado na Prefeitura em 400 mil reais, enquanto todo mundo sabe que um apartamento lá, não vale menos do que um milhão e meio!
Mas então....
Então nada! A Prefeitura tem obrigação de recadastrar os imóveis. O cadastro atual tem 600 mil, enquanto a Coelba e Embasa, tem o triplo. Mas isto não autoriza botar pra votar um projeto, nas vésperas de Natal, sem tempo de discussão e analise.
Você vai defender o que hoje a tarde na Sessão?
Que o Projeto não deve ser votado! Claro! Deve ficar para aproxima legislatura para termos condições de analisarmos todos os detalhes.
Então a cidade pode ficar tranqüila..
Não, porque a base do Governo tem maioria. Se eles quiserem votar...não tem jeito, mesmo com nossa obstrução.
Vereadora, Geddel mandou ele falar um monte de coisas ultimamente pelos jornais...
(Olivia interrompe com uma bela gargalhada..)
Ele falou que a Sra. Deve sua eleição a ele!
Ele devia ter vergonha de dizer isso! Mas é muita cara de pau! Quando fui eleita em 2004, tive 9.600 votos. Agora em 2008, tive 9147! Eu perdi foi alguns votos!
Pelo contrario! Ele deveria era agradecer a mim, por ele ter o que levar para o programa de TV na campanha eleitoral!
Também acho que ele é cara de pau...
Ele pegou foi uma matricula informatizada, escolas na ilha que tava la tudo abandonada, valorização dos professores, com aumento de 15%, o que evitou as greves. Tudo que ele levou na campanha sobre educação foi feito na minha gestão!
Eu devo o que a ele? Ele é que me deve, ora!
Você viu que ele apareceu no Correio da Bahia, com uma cara de choro, dizendo que não leva turistas em alguns lugares da orla?
A orla é um problema que ele criou!
Criou problemas com o aeroclube, anistiou 30 milhões de dividas e ta lá o elefante do mesmo jeito, alias pior!
Fez as barracas de praia, sem autorização dos órgãos ambientais e deu no que deu.
Porque tanta maluquice?
O problema, Antonio é que o Prefeito não entende Salvador como deveria!
Salvador é uma cidade cultural. Tem um turismo potencialmente desenvolvido, na medida em que ele não entende, não sabe intervir na cidade e faz intervenções atabalhoadas.
Ou se entende a cidade que se administra ou dá com os burros n,água.
A ASSOCIAÇÃO DE PROCURADORES, DEVERIA É APRESENTAR UM BALANÇO DOS ENGAVETAMENTOS DOS PROCESSOS NA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO!
E NÃO, LANÇAR NOTA DE PROTESTO, CONTRA QUEM METE O DEDO NA FERIDA E DIZ QUE O REI ESTÁ NÚ!
A Associação de Procuradores do Estado reuniu-se e decidiu procurar o chefe da Procuradoria, Dr. Rui Moraes Cruz, para lançar uma nota de protesto, contra a Sra. Fátima Mendonça, que em entrevista ao Jornal A Tarde de domingo, meteu o dedo na ferida e disse que a Procuradoria Geral do Estado, joga contra, emperrando os processos que ali chegam das Secretarias.
Ora, como é mesmo? É impressionante como em pleno século XXI, as “corporações” reagem, sem ao menos apurar os fatos. O sujeito pode estar no maior erro! Mas a “corporação” vem doida pra cima, em defesa cega!.
Perguntar não ofende:
A NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES, VEM COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES????
1. Quantos processos a Procuradoria deu Parecer;
2. Quais foram as Secretarias, Órgãos, Empresas que enviaram;
3. QUAIS FORAM AS DATAS DE ENTRADA???
4. DOS QUE, MIRACULOSAMENTE SAIRAM, QUAIS FORAM AS DATAS DE SAIDA???
5. Quantos processos estão parados na Procuradoria, (ufa!), sem ter saído ainda?
6. ESTES, processos, que estão parados, qual a data de entrada? De quais Secretarias?
7. UFA! Por ultimo! Qual o titulo de cada um desses projetos que estão parados?
Pronto. Se a nota da Associação de Procuradores, contiver estas informações e provar que o que a Sra. Fátima Mendonça falou, não corresponde à realidade, ta correto. Bota o protesto, processa e a zorra!
Mas, se a Sra. Fatima, falou o que todos os órgãos da Administração falam (a boca pequena, a boca grande! de todos os tamanhos..!) e está provado, com fatos,datas e protocolos de recebimento!. Se a Associação, comprovar o absurdo, TEM POR OBRIGAÇÃO MORAL, ABRIR MÃO DO CORPORATIVISMO E , E, E, PEDIR A RENUNCIA DO PROCURADOR GERAL, DR. RUI MORAES CRUZ!
Antonio do Carmo
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO: AI JÁ ESTÁ, DORMINDO, ACORDANDO, PASSEANDO, TOMANDO CAFÉ, ALMOÇANDO E JANTANDO COM O INIMIGO!
A Sra. Fátima Mendonça, levantou a lebre em entrevista ao Jornal A Tarde de domingo.
Pipocou denuncias de absurdo, pra tudo quanto é lado! Tem uma Secretária mesmo, (que a fonte pediu pra não revelar..) que mandou um importante projeto, com a licitação toda pronta para ser publicada e a Procuradoria está SEGURANDO HÁ UM ANO!!!!!!!!!!!!!!!
Um ano sem dar um parecer? Sem dizer o que está faltando ou o que está errado?
Ta na cara, que neste caso, a intenção é bem outra!
Este caso foi o mais absurdo! Mas existem outros tantos com prazos estúpidos de seis meses, oito meses, três meses é praxe, segurando, portanto a execução orçamentária e a viabilização de projetos importantes para a população.
Quem perde com isto?
Tal atitude favorece quem?
Antonio do Carmo
JOÃO HENRIQUE RECUA NO AUMENTO DE 150% DO IPTU(que tentou aprovar na surdina, na véspera de Natal) E MANTEM O RESTANTE DO PROJETO PARA VOTAÇÃO!
O “Prefeito de Oposição”, como se definiu João Henrique, tem uma cara de pau impressionante!
Ele mandou um Projeto de Reforma Tributaria, para ser votado na Câmara de Vereadores, com, dentre outros assaltos, um aumento de 150% na taxa de IPTU, para ser pago por pobre, remediado ou rico, como não passou despercebido, recuou e retirou este absurdo do Projeto, falando na imprensa, como se ele não tivesse nada a ver com isso! Na maior candura! (pra não dizer outra coisa!)
TEM MAIS MALANDRAGENS E A OPOSIÇÃO DEVE SER FIRME E NÃO DEIXAR VOTAR O PROJETO!
É um absurdo! o Projeto ser votado nesta Legislatura, onde vários Vereadores não foram reeleitos e, principalmente, não foi discutido nada do Projeto, QUE TEM MUITA COISA DE MALANDRAGENS EMBUTIDAS, malandragens no sentido de meter a mão no bolso da população!
Ele tenta jogar com aspectos reais, mas que não estão em questão no projeto, para confundir: “Salvador só tem 600 mil casas cadastrada”. Cadastre o resto! Isto não depende de projeto e sim de vontade administrativa.
E nesta estória toda, ele está metendo aos poucos, uma tal empresa, (contratada sem licitação e sem valores definidos e esclarecidos...) “Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial”, (huuum! Nome pomposo assim, não sei se vai resistir a uma investigação...!) como a bam bam bam da arrecadação.
Huuum!
O que se espera da oposição é que não caia na armadilha! João só tirou o bode da sala! A sala continua cheia e fedendo!
Antonio do Carmo
domingo, 28 de dezembro de 2008
PROCURADORIA GERAL FAZ O JOGO CONTRA O GOVERNO WAGNER!
A Sra. Fátima, em entrevista ao Jornal A Tarde de domingo, falou o que é comentado em todas as Secretarias. Falou que a Procuradoria está jogando contra.
É verdade. O que ela falou é o que é dito em toda a maquina do estado: A Procuradoria Geral faz de tudo! Para paralisar as ações do Governo do Estado, não liberando os processos que permitiria a implementação do plano de governo e a execução do Orçamento do Estado.
Os projetos são preparados para a execução, prepara-se o processo licitatório, tudo certinho. E ai: VAI PARA A PROCURADORIA!
PRONTO! ELES SEGURAM O PROCESSO, AS VEZES, POR MESES A FIO!
A PROCURADORIA ESTÁ A SERVIÇO (perfeito..!) DE QUEM?
O Governador do Estado tem que tomar uma providencia, sob pena de dar a vitoria a aqueles, que abertamente tentam boicotar o funcionamento da maquina do estado.
A SERVIÇO DE QUEM MESMO???
Antonio do Carmo
ENTREVISTA DE JOÃO: GEDDEL ESTÁ AUMENTANDO O TOM DO CONFRONTO QUE PROVOCA COM O GOVERNADOR WAGNER!
Nos últimos dias, pós Natal, esta elevação de Tom está baseada nas seguintes ações:
1. Entrevista de ACM Neto
2. Nota no Política Livre com Lucio pedindo apoio de Wagner para o Deputado Leur Lomanto do PMDB;
3. Duas notas em Samuel Celestino, relembrando um pretenso documento do PT de criticas ao Governo e colocação provocativa ao PCdoB, sobre o apoio a Marcelo;
4. Declaração do Deputado Leur Lomanto, de que iria pedir apoio a Wagner para ser candidato de “consenso”
5. A entrevista de João.
Todas fazem parte de um mesmo contexto, de ir pra cima do PT e do Governador, para tomar, na tora, as Presidências da UPB e da Assembléia Legislativa.
O outro aspecto da estratégia, fazer de Salvador uma vitrine administrativa, está sendo tentado, um levantamento brutal de recursos, através do projeto de Reforma Tributária, que tenta aprovar na Câmara de Vereadores, aumentando o IPTU em 150%, dentre outras barbaridades.
A entrevista não tem novidades:
• João lança, de novo, Geddel como candidato a Governador;
• Diz que não gosta de ver a orla maltratada, mas não diz que foi ele que maltratou e que não fez nada em 4 anos, mas que vai fazer agora (sic);
• Fala dos problemas de Salvador, como se ele não tivesse nenhuma participação, como se tudo fosse apenas responsabilidade dos governos anteriores;
Enfim, não passa de uma peça, dentro da estratégia de elevação do tom do enfrentamento.
Antonio do Carmo
sábado, 27 de dezembro de 2008
GEDDEL, (prevendo a derrota...) PARTE PARA O DESESPERO NA ELEIÇÃO DA PRESIDENCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!
1. Nota no Blog “Política Livre”, com Lucio pedido apoio do Governador à candidatura do Deputado do PMDB, Leur Lomanto; (já comentada neste Blog)
2. Nota no Site de Samuel Celestino com o titulo: “PT não entregou documento a Wagner”. Uma nota meio fora do time, onde se cobra que até hoje o PT não teria entregado ao Governador um documento de criticas à administração. Assunto antigo, já morto, já superado, que a fila já andou. Ninguém realmente fala mais nisso;
3. Nota no mesmo Site, com o titulo: “PCdoB espera ordem do Palácio de Ondina”. Com todo respeito, Samuel, não tenho procuração do PCdoB, mas o titulo é provocativo, o conteúdo também, com o único objetivo de desqualificar um futuro possível apoio da Bancada do PCdoB ao, realmente candidato do Governador, Marcelo Nilo! (interessa a quem? A Geddel, claro)
Estas três notas, praticamente no mesmo dia, mostram uma ofensiva de Geddel, avançando nos métodos, na precipitação das atitudes e portanto nos vacilos, para viabilizar seu objetivo: DERROTAR O CANDIDATO DE WAGNER NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA! ( como exaustivamente analisado neste Blog, e vou continuar analisando)
(aqui pra nós: que estratégia fraquinha! De formar opinião...)
Antonio do Carmo
LUCIO DIZ QUE ESPERA O APOIO DO GOVERNADOR A LEUR LOMANTO PARA A PRESIDENCIA DA ASSEMBLEIA
Causou indignação a declaração feita ontem ao Blog Política Livre, feita por Lucio Vieira Lima, sobre a sucessão na Assembléia legislativa da Bahia.
Realmente é uma declaração estranha, que foge da estratégia de Geddel em andamento, que venho analisando há bastante tempo neste Blog.
Que Geddel quer tomar na tora a presidência, este é um fato inconteste. Que ele tem dois candidatos, Um preferencial o Deputado Elmar Nascimento do PR e outro realmente é Leur Lomanto do PMDB, também é outro fato.
Mas até então, a forma de contestar, de tentar derrotar o candidato do Governador, era argumentando as besteiras sobre Marcelo Nilo e pedindo que o PT indicasse um nome que ele apoiaria. (sabe que o Governador não faria isso, porque tem palavra)
O FATO NOVO, QUE FEZ COM QUE GEDDEL, VACILASSE E BOTASSE A CABEÇA DE FORA, FOI A DECLARAÇÃO DE ACM NETO, interferindo no processo na Assembléia!
Perdeu a justificativa política forjada e está vindo, com tudo, pra cima de Wagner!
Geddel novamente me lembra Flora. Tá se achando poderoso demais! Ao ponto de mandar um Lucio qualquer, futucar o governador do Estado!
Vá doido! Vá de peito aberto! Sarney está assumindo sua candidatura pra valer no Senado. E a candidatura de Temer (da mesma ala de Geddel...) na Câmara....., eu não aposto um tostão furado! E ai....
Antonio do Carmo
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
O DEPUTADO ESTADUAL ACM NETO, DECLARA QUE O DEM NÃO APOIA MARCELO NILO!
Pois é! Mas ele, cheio de autoridade, fez declarações ao jornal A Tarde, de que o DEM, não aceita a proposta de o partido ficar com a Primeira Secretaria, m troca do apoio do DEM.
A declaração do Deputado, não tem nenhuma novidade. Esta dentro do script. Dentro do desejo (e das articulações) da cúpula do DEM na Bahia em marchar com o PMDB em 2010, para isto, juntos, articulam a tentativa de derrotar o Governador na eleição da Presidência da Assembléia.
A NOVIDADE é esta e perguntar não ofende: Perai! ACM Neto não é Deputado Federal? ACM Neto não está, fazendo grande esforço de mudança de imagem, em relação ao falecido Senador, e faz uma interferência aberta e direta, determinando o que os Deputados Estaduais do DEM, devem fazer?
Quem disse que a convocação extraordinária não é um desejo dos 63 Deputados (faz uma enquete, voto secreto pra ver..!)?
Quem disse que todos os Deputados do DEM, estão com Geddel?
Se ACM Neto, está expressando uma posição da executiva do DEM, porque ela não foi expressa, ai sim, pelo Deputado Estadual Rogério Andrade, que é membro da Executiva do DEM?
Conversa! Tudo conversa! O que vai ser anunciado nos próximos dias todo mundo já sabe: Elmar,do PR, o mais provável, se Geddel quizer mascarar um pouquinho o confronto que provoca, ou Leur Lomanto do PMDB, se quiser botar a zorra mais explicita!
Antonio do Carmo
FORAM PRA CIMA DE CARLINHOS BROWN! O Espirito do atraso, continua a destruir a Orla de Salvador!
A mistura explosiva ataca mais uma vez! Desta vez na praia do Buracão no Rio Vermelho.
Primeiro entra a Prefeitura, através da SESP multando e embargando, a obra de reforma da única barraca existente a anos na praia, atualmente de propriedade de Carlinhos Bronw. (o cara nem é barraqueiro! Só quer criar condições de gerar empregos e renda!)
Depois, excitadíssimo! Quase gozando, com o prazer de destruir mais um pedaço da orla de Salvador, quase em orgasmo múltiplo com o prazer de dar mais uma porrada no turismo da cidade, entra O SUPERINTENDENTE DO IBAMA NA BAHIA, CÉLIO COSTA PINTO, que declara, cheio de autoridade! que não tinha conhecimento da construção da barraca e que “nenhuma licença foi dada pelo IBAMA”!
É, agora é assim. É o IBAMA (órgão infelizmente executivo do atraso e não consultivo do progresso!), por decisão judicial é quem concede licença de instalação de barracas na orla! (imagine! Agora que o inferno ta formado!)
Pois é! A Mistura explosiva atacou e mais um esqueleto vai ser formado nas praias!
SE EU FOSSE CARLINHOS BROWN, FAZIA UMA MUSICA COM ESSA MALUQUICE! (mas como Deus não dá aza a cobra.....)
Antonio do Carmo
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
GOLPE DO AUMENTO DO IPTU: OPOSIÇÃO CONSEGUE ADIAR VOTAÇÃO DO PROJETO PARA DIA 29!
O Líder do Governo passou o dia de ontem tentando chegar a um acordo para votar com uma redução do percentual de aumento. Pura conversa que a oposição não enguliu.
O Projeto, alem do aumento do IPTU, concede alguns incentivos fiscais. Quanto o município vai deixar de arrecadar? Ninguém sabe! O Líder do Governo não sabe ou não quis informar.
O certo mesmo é não votar nesta legislatura. Deixar para a próxima que toma posse no dia primeiro de janeiro e assim permitir uma discussão com a sociedade.
Antonio do Carmo
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
“GEDDEL DESAFIA PT A AGLUTINAR FORÇAS” (em torno dele, derrotando o Governador Wagner!)
Ou! É isso que ele quer! Que o Governador e o PT, se derrotem, joguem a toalha e apóiem um de seus dois candidatos, definidos com o objetivo de derrotar o Governador: Leur Lomanto do PMDB e Elmar Nascimento do PR.
Geddel, alenca vários argumentos furados, ( cada hora arranja mais um), quanto aos motivos de porque não apoiar o Deputado Marcelo Nilo, à reeleição para a presidência da Assembléia.
Tudo conversa furada, para garantir a essência: CONTESTAR, DERROTAR O CANDIDATO DO GOVERNADOR Á PRESIDENCIA DA ASSEMBLEIA!.
Mas a insistência com que Geddel vem ocupando a imprensa, chama a atenção para mais um aspecto: Ele está pretendendo manter em permanente tensão a aliança, POLEMIZANDO NA VERDADE COM O GOVERNADOR! ATÉ CHEGAR EM 2010, SAINDO CANDIDATO PARA TENTAR DERROTAR WAGNER!
Esta é a essência. Este é o Projeto. Estes são os caminhos das conversas com o DEM.
Antonio do Carmo
JOÃO, O “PREFEITO DA OPOSIÇÃO” QUER AUMENTAR O IPTU EM 150%! E SÓ OS EMPRESARIOS REAGEM DE FORMA ENERGICA?
E NÃO DE 250% !
DE QUALQUER FORMA A ESSÊNCIA ESTÁ MANTIDA:
1. O AUMENTO É ABSURDO;
2. NÃO DEVERIA SER VOTADO AGORA, COM A CÃMARA EM FINS DE MANDATO;
3. A OPOSIÇÃO ESTÁ REAGINDO TIMIDAMENTE E ERROU FEIO AO FAZER ACORDO E VOTAR A REFORMA ADMNISTRATIVA DE JOÃO: ( quero ver agora que força de pressão vai ter...!
4. A REAÇÃO É TÃO TIMIDA, QUE AS ENTIDADES EMPRESARIAIS É QUE ESTÃO FAZENDO UMA FIRME OPOSIÇÃO AO PROJETO, PARECENDO QUE SÓ OS EMPRESÁRIOS É QUE SOFRERÃO E NÃO É!
5. JOÃO ESTÁ MOSTRANDO A SUA FACE PARA A CIDADE QUE O ELEGEU, COM UM AUMENTO DE IPTU QUE AFETA DO POBRE AO RICO;
As entidades empresariais representantes da Industria, Comercio e Construção Civil, entraram pesado denunciando o aumento absurdo, abusivo, verdadeiro assalto ao bolso do trabalhador, que é a chamada Reforma do Código tributário, patrocinada pelo “prefeito da Oposição” João Henrique.
Entraram tão firmes que ficou parecendo que o aumento do IPTU e outras malandragens embutidas na reforma, só atingiria a eles. Se ligue! Atinge a todos!
Eles já conseguiram que o Projeto, na versão original, fosse modificado e adiada a votação por um dia.
Mas isso não passa daquela estória do bode na sala: Ele faz o projeto e manda para a Câmara, com excessos, colocado de propósito para serem retirados na negociação com a oposição. O que sobra é o que ele realmente queria que fosse aprovado.
Esta vergonha não pode ser aprovada. Não é legitima nenhuma negociação. A negociação deve ser feita pela próxima Câmara. O líder do Governo na Câmara, Vereador Sandoval Guimarães, declarou no jornal A Tarde, que existe um compromisso de não se mexer no imposto em 2009. É verdade? Se é, então deixa pra votar em 2009!
Porque essa pressa de votar agora, véspera de natal, apostando na pouca repercussão?
Um amigo diz que falo muito em Geddel. Como não falar? Esse é o estilo e a estratégia dele: manda João levantar altos recursos com o IPTU, para não precisar do dinheiro do Governador e fazer uma administração em função de sua candidatura a Governador em 2010.
Antonio do Carmo
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES SOLTA O VERBO: “Banco Central Brasileiro virou um caso psicanalitico Internacional”
“I)Controlar a conta de capitais com um BC desse tipo?Acho difícil.
A inflação está caindo, desaba em todo o planeta e aqui? Aqui eles mantém o juro no céu, a 13,75%. Para quê? Para atrair dólares? Para evitar fuga de capitais ? Mudou a conjuntura mundial, não existe mais liquidez internacional para ser atraída. Essa política é anômala: não vai atrair um dólar furado com essa taxa. Tampouco impedirá a fuga em busca de segurança. O que pode impedir esses movimentos de capitais é a taxa de juro zero decidida pelo Fed. Vamos torcer que seja assim. Mesmo porque, não vejo como controlar a conta de capitais num país que não controlou nem operações especulativas com derivativos. ....”.
II) O Banco Central brasileiro virou um caso psicanalítico internacional
Os membros do Copom agem por necessidade de auto-afirmação, dizem seus defensores. Mas e o país? Temos um BC que se tornou um caso psicanalítico internacional... A intransigência tornou-o irrelevante para o país, essa é a verdade; e isso é uma marca grave. O BC brasileiro é um ponto fora da curva mundial. Um estorvo; uma peça menor no esforço do governo para defender o país contra a recessão. Simplesmente, não se pode mais contar com essa gente para nada. Na verdade, eu já não esperava nada desse grupo de interesses. Hoje, quando eles falam nem indignada eu fico; me dá cansaço.
III) A ortodoxia e o tamanho da crise apequenaram o BC
A turma do BC deixou a coisa passar a tal ponto que agora temos um paradoxo: a maior taxa de juros do planeta e, quando fizerem os cortes, será tarde demais. Nada do que possam fazer em gotas simbólicas, a partir de janeiro, terá importância na ordem do dia para enfrentar a crise. O governo não deve esperar mais nada daí. O BC ficou desimportante. As expectativas já foram formadas. Os interesses se aferram a sua lógica. Veja o caso da Vale do Rio Doce; uma empresa que está nadando em dinheiro e vem o Agnelli demitir e falar em exceção trabalhista! A rigidez monetária jogou lenha nessas distorções e agora não serve mais para nada. O governo precisa olhar para frente e esquecer o BC.
IV) Governo deve agir seletivamente e administrar o mercado de câmbio e crédito
O fato grave é que as taxas de juros estão subindo na ponta; o crédito continua caro e curto. Há uma pressão danada pela rolagem de dívidas contraídas por empresas dentro e fora do país. Isso ainda não está resolvido. E é sério. Para a rolagem externa teremos que tomar medidas adicionais em 2009. Não tenho a certeza de que a linha de US$ 30 bi criada pelo FED para países como Brasil e Coréia será suficiente. Talvez precisemos de mais, mesmo tendo o governo destinado também US$ 20 bi das reservas para essa finalidade.
Para o crédito interno não adianta mais liberar compulsório (percentual dos depósitos recolhidos obrigatoriamente pelos bancos no BC). Você libera, a banca privada não repassa; não chega na ponta e o custo do financiamento ainda aumenta. O governo deve agir direto, cada vez mais. Setor por setor, caso a caso. O Estado deve alocar recurso onde for mais relevante e administrar o mercado de crédito no piloto manual. É o que temos feito na área da construção civil e no mercado automobilístico. Deve-se aprofundar a ação estatal nessa direção. Não haverá normalidade de crédito via mercado; esqueçam o que diz o Meirelles e o BC. Não têm mais nenhuma importância.
V) Cortar o juro agora serve para reduzir custo da dívida interna; pode liberar fôlego fiscal para investimento público
Para ter algum sentido, o BC teria que derrubar a taxa de juro em pelo menos um ponto em janeiro, mas o farão de forma desprezível, em 0,25 ponto. Não falo para a atividade econômica, mas para reduzir a pressão fiscal no pagamento de juros da dívida pública. Isso permitiria liberar fôlego para a despesa social do governo. Esse é o ponto decisivo agora: agir na frente do emprego e do gasto social. A política do BC não fará mais nada pelo país. Por caminhos opostos, atingimos o mesmo esgotamento da ferramenta monetária que se verifica agora nos EUA; aqui, por fidelidade dos membros do BC aos interesses que representam, em detrimento dos interesses do país. Eles fizeram uma escolha e foram fiéis a ela até o fim. Absoluta disciplina. Infelizmente a escolha não foi o país, mas o mercado, de onde vieram e para onde voltarão.
VI)Custeio do Estado não é gasto com lápis e borracha; é gasto com gente, gasto social que tirou milhões da pobreza nos últimos anos
O fato é que a alavanca monetária chegou a um ponto de irrelevância. É hora da política fiscal: quem fala em corte de custeio nesse momento que me perdoe, fala sem saber do que está falando. Estão esquecendo: despesa social também é custeio. É o espaço que temos para defender o país, o emprego e a demanda interna. Os grandes projetos do PAC são importantes; os projetos privados associados a exportação de commodities também são de grande envergadura. Não vão parar porque são planos de longo prazo. Mas geram pouco emprego. Terão efeito reduzido na dinâmica do mercado interno. O que faz a diferença e está ao alcance do governo é o gasto de custeio do Estado. Claro, não falo de aumentar salários de assessorias etc. Gasto de custeio não é lápis e borracha; é principalmente gasto social. Esse tem que aumentar e aumentar urgente.
Naturalmente, em torno disso não existe o consenso que se vê agora, esse consenso tardio pelo corte dos juros. Ampliar o gasto de custeio, na esfera social, é algo que os economista heterodoxos defendem; mas o mercado não. Talvez nem mesmo dentro do governo exista clareza sobre isso. Sim, é preciso agir com os instrumentos disponíveis; até antecipar o reajuste do salário mínimo, se for o caso, como diz o Carneiro (NR: Ricardo Carneiro, economista da Unicamp). E fazê-lo não só na esfera federal, mas também nos Estados e municípios. Um mutirão público pelo gasto social, contra a recessão.
VII) O PT deve se preparar; se é certo que vai criar uma Escola de Formação Política chega em boa hora; a crise exige renovação
O partido deve se preparar para entender a dimensão da crise e agir sobre ela. Estamos diante de algo distinto de tudo o que se viu até hoje em termos de crise capitalista. Só é igual a de 30 na gravidade; e pode ser pior. Em 30 não tivemos uma ruptura de paradigma, exceto para romper o padrão ouro. Mas a indústria era fordista e continuou fordista, durante e depois da crise. Agora, parece que o padrão industrial se esgotou. Pior: ao contrário do mundo que emergiu após 30, não se vê uma força ordenadora capaz de injetar coerência na economia mundial. Ninguém sabe para onde vão os EUA; nem eles. Significa que a desordem pode demorar muito tempo.
Se o PT, finalmente, criará uma Escola de Formação Política, só tenho a comemorar. Chega em boa hora. O fato é que o colapso da agenda neoliberal tem que ser profundamente discutido. E isso tem a ver com o PT também. Essa agenda penetrou as entranhas de toda sociedade e o partido não foi poupado. Vide a posição que se esboçou em relação à Previdência Social, por exemplo; e mesmo em relação à dita autonomia do BC. Pallocci diz que está fora se o PT continuar criticando o Banco Central? É um favor que ele nos faz.
VIII) Quando me aproximei do PT em 1989 achavam que eu era reformista; hoje estou à esquerda
O PT já teve uma agenda consistente de reformas, aquela de 94 e 98; trata-se de retomá-la; submetê-la aos desafios da atual crise e abrir um ciclo de debates e de esclarecimento dentro do partido com dois horizontes: o de longo prazo, na análise desse colapso e do colapso do ideário neoliberal no mundo. Mas no curto prazo é preciso avaliar o que é possível e necessário para defender o país da desordem internacional. Não se pode confundir os dois tempos, ou daqui a pouco tem gente querendo reduzir jornada de trabalho e manter salário. É bonito. Mas vai acontecer? Não. Então não dá para jogar o partido em coisas desse tipo. É preciso ter respostas de curto e longo prazo.
É uma agenda para um debate interno. Fico feliz que o partido, finalmente, se abra a isso. Quando entrei no PT em 1989 muitos me olhavam com reticência; achavam que eu era uma reformista conservadora. Hoje dizem que estou à esquerda, mas eu não saí do meu lugar. É uma boa hora para resgatar a vida intelectual dentro do partido.
IX) Dilma tem uma visão histórica mais consistente que a do Serra
Estou otimista com a chance da Dilma ocupar a Presidência da República. Sim, já fui muito ligada ao Serra; conheço ambos. A diferença entre o desenvolvimentismo da Dilma e o do Serra é que a visão histórica e política da Dilma é mais consistente. O Serra, diga-se, não é um neoliberal; e isso é bom porque vai elevar o debate eleitoral em 2010. Mas o desenvolvimentismo do Serra é um desenvolvimentismo de boca. Ele se opunha ao Malan, é verdade (no governo FHC). Mas nunca se opôs às privatizações nem à política fiscal ortodoxa, concebida por gente da sua influência. É muito diferente da Dilma. De qualquer forma, fico feliz que a luta seja entre os dois. O país vai ganhar com isso. A sociedade entenderá as diferenças entre projetos que têm nomes parecidos, como desenvolvimento, mas que envolvem forças e concepções distintas, especialmente na sua dimensão social e na sua correspondência democrática. É aí que está a força da Dilma.
Será mais fácil negociar um projeto nacional de desenvolvimento tendo Serra e Dilma no embate. Melhor do que ter uma sociedade rachada entre um neoliberal de direita e um candidato nosso, de centro esquerda. Ontem, como hoje, e amanhã também, teremos que negociar um projeto nacional. Duas candidaturas que ao menos falem uma língua próxima facilitará a compreensão dos brasileiros; ajudará a somar forças.
É mais uma razão para o PT se preparar e definir, afinal, qual é o desenvolvimento que defende. O resultado de 2010 dependerá de tudo isso. Mas, sobretudo, vai depender da nossa capacidade de atravessar com sucesso 2009. Espero que seja um bom ano. Para todos nós. E para o bem do Brasil.
Antonio do Carmo
sábado, 20 de dezembro de 2008
JOÃO, O “PREFEITO DA OPOSIÇÃO”, QUER AUMENTAR O IPTU, EM DUAS VEZES E MEIA!!!!
quem paga quinhentos, vai pagar mil duzentos e cinquenta reais!!!!
É ISSO MESMO QUE VOCE LEU! O “Prefeito da Oposição”, mandou para a Câmara de Vereadores, no apagar das luzes, um projeto de Reforma Tributária, com cerca de 15 paginas, uma porrada de referencias ao Código Civil (pra confundir..), onde altera a base de cálculos do valor dos imóveis, em duas vezes e meia, aumentando o IPTU de forma indireta.
Alem disso, outro aspecto terrível, dentre os vários que deve ter embutido, é a proibição de questionarem-se as decisões da Fazenda Municipal.
(eu tenho um amigo que diz que falo muito em Geddel. Mas, se é ele que está articulando as coisas, no terreno da oposição, ocupando o lugar de ACM?)
AUMENTO BRUTAL NA ARRECADAÇÃO MUNICIPAL, ESTÁ DENTRO DOS PLANOS DE GEDDEL GOVERNADOR 2010, COM OBJETIVO DE FAZER, EM SALVADOR, UMA ADMINISTRAÇÃO VITRINE.
É por ai que ele pretenderia levantar recursos para que em 2009, Salvador pipoque de obras pra tudo quanto é lado.
João, com este aumento brutal na arrecadação, faria um caixa impressionante.
E A BANCADA DE OPOSIÇÃO A JOÃO, VAI SE POSICIONAR COMO? COMO VAI IMPEDIR O ABSURDO?
As negociações no Parlamento, entre situação e oposição, são naturais. Mas obstrução, também é natural.
Eu pergunto: como é que a oposição negocia e aprova o Projeto de Reforma Administrativa de João, sem vincular ao Projeto de Reforma Tributaria, que mexe com toda a cidade? Com o pobre, com o remediado, com o mais ou menos e com o rico? Mexe com todo mundo!
E como é que Projeto tão importante, vai ser apreciado por Vereadores em fins de mandato? Muitos dele que perderam a eleição?(vulneráveis....?)
IMAGINO QUE A OPOSIÇÃO DEVE TER ALGUMA ESTRATEGIA PARA IMPEDIR ESTA VOTAÇÃO ABSURDA, DE UM PROJETO QUE METE A MÃO NO SEU BOLSO, NA MAIOR SEM CERIMOÔNIA!
A Vereadora Olivia do PCdoB declarou que o Prefeito pretende que seja votada na próxima terça feira, véspera de Natal, tudo armado pra ver se passa no escondido. Espero pra ver a estratégia dos Vereadores para impedir este presente de grego no Natal!
Antonio do Carmo
CONVERSA FIADA NA ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: ELMAR, GEDDEL É INDEPENDENTE?
Estão fazendo uma tentativa, (boba!), de colocar as discussões, sobre às eleições da Assembléia legislativa da Bahia, em um terreno, como se a disputa fosse entre, quem é mais ou menos independente em relação ao Governo do Estado.
Marcelo Nilo Seria “dependente” e Elmar Nascimento, seria”independente”.
Brincadeira! Não é isto que está rolando. Dedo na ferida!
O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO, EM ARTICULAÇÃO, PROTAGONIZADO POR GEDDEL, É: QUAL O MELHOR CANDIDATO PARA DERROTAR O GOVERNADOR WAGNER!
Esta é que é a questão. As articulações, dentre os candidatos lançados, estão sendo conduzidas por Geddel por um lado, Wagner pelo outro e no meio uma candidatura carreira solo, pra ver o que é que dá.
Geddel quer derrotar Wagner. Como já mostrei em artigos neste Blog. Para isto ele tem dois candidatos: Leur Lomanto do PMDB e Elmar Nascimento do PR.
Wagner, tem Marcelo Nilo.
Carreira solo pra ver o que é que dá; Edson pimenta do PCdoB.
Geddel já colocou para o DEM, que não tem como apoiar um candidato fora da “base”. Está ainda na surdina, vendo se tem espaço para Leur Lomanto. Mas o que na verdade, está indo a mil por hora, o que ele está apostando pesado é a viabilização da candidatura de Elmar.
Geddel raciocina que seria a alternativa mais viável de derrotar o candidato do governador.
Já conversaram, já se acertaram e Elmar, está correndo doido pela Assembléia, prometendo mundos e fundos aos Deputados. Dentre as coisas publicáveis, ele promete, se eleito, “colocar o Governador na parede”, para aumentar as emendas dos parlamentares, dos atuais setecentos mil reais, para dois milhões de reais! (fazendo farra com o dinheiro do outro..!) “se não, não governa!”, argumenta Elmar, se sentindo e se achando todo!
TODO MUNDO NA ASSEMBLEIA, SABE DAS CONVERSAS E ACERTOS DE GEDDEL COM ELMAR E ELMAR COM GEDDEL (como preferir..), COMO, ENTÃO, ELE POSA DE “INDEPENDENTE” EM ENTREVISTA A CINTIA KELLY, PUBLICADA NO CORREIO DA BAHIA DE HOJE?
Perai, né Elmar? Menos né?(O mal dos sabidos é achar que todo mundo é besta!)
(Vá doido! vá de peito aberto! na hora que ele puxar a escada e te deixar com a brocha na mão...Veja o que ele tá fazendo com o pobre do João ....)
O PP, OBVIAMENTE, VAI FRUSTRAR OS PLANOS DE GEDDEL!
Falando em Cintia Kelly, na sua matéria do Correio, ela coloca uma declaração do Deputado do PP, Luis Augusto, a candidatura de Marcelo Nilo, candidato do Governador: “Não tenho nada contra, mas acho que ele poderia ser mais independente...”
O Deputado Luis Augusto-PR é um excelente Deputado. Ta certo que deve existir a independência entre os poderes. Mas, objetivamente, desde que existe a política, o Presidente do Poder Legislativo é eleito, com base, principalmente, nos partidos que sustentam o Governo do Estado.
E, o PP, não é mais independente. O PP é da Base do Governo, com direito a Roberto Muniz, como Secretário da Agricultura e tudo(a custas de um verdadeiro trauma em Lauro...), portanto, é obvio que o PP, na disputa entre Geddel e Wagner, vai ficar do lado de quem? De Wagner claro! Portanto Marcelo Nilo terá os votos do PP!
Esta é a verdadeira disputa em andamento para a Presidência da Assembléia Legislativa da Bahia: OU ESTÁ COM WAGNER, OU ESTÁ COM GEDDEL! Paulo Souto, na estória é mero ator coadjuvante.
Antonio do Carmo
JOÃO ENCARNOU MESMO DE “PREFEITO DE OPOSIÇÃO”!. QUER QUE OS DEPUTADOS DO PMDB, FAÇAM OPOSIÇÃO AO GOVERNADOR, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!
O “Prefeito de Salvador, João Henrique, continua a ocupar o noticiário da imprensa, tentando achar uma saída para o terrível inicio de semana que passou, onde protagonizou algumas cenas que o deixaram mal e explicitou a falha na estratégia de Geddel.
O Prefeito de Oposição”, agora defende, candidamente, que, como o PT decidiu lhe fazer oposição na Câmara de Vereadores, os Deputados Estaduais, do PMDB, deveriam fazer oposição ao Governador Wagner.
É a idéia de jogar confusão no meio do povão, pra ver se cola. Não cola. O povão não é bobo!
Como é que é isso mesmo? Em Salvador o PT não faz parte do governo. Então tem lógica ser de oposição.
Mas no Governo do Estado, o PMDB tem duas poderosas Secretarias, vários importantes cargos de direção, participando efetivamente do governo. (Ney, nessa hora diria; Sim! E ai?)
O PMDB VAI ENTREGAR TODOS OS CARGOS DO GOVERNO, JOÃO? VAI!?
SE ENTREGAR, TUDO BEM, O PMDB PODE SER OPOSIÇÃO A WAGNER NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!
Entrega nada! Não vai entregar nenhum cargo. Não tem rompimento certo. Porque não interessa a ambas as partes. E em particular a Geddel, que está orientando (mal...) o pobre do João, pra ficar fazendo essa guerrinha de guerrilha.
Na verdade, no fim de semana da presença de Lula na Bahia, no episodio do aeroporto e da presença, desastrosa, de João no evento do DEM, onde Geddel, ao avançar o sinal, tomou uma porrada violenta e não teve como responder de bate pronto, como sempre faz, bota o pobre do João (sem se incomodar com a overdose de lexotan do rapaz...maldade!) para fazer essas declarações.
Devidamente legalizadas pelas afirmações de Lucio, de que são opiniões próprias de João...(sic!)
Geddel não quer romper agora, porque, nos seus cálculos, ainda precisa acumular mais força junto ao eleitorado do interior e para isto, os cargos e as Secretárias, são fundamentais e complementares as verbas que controla no Ministério.
Geddel ainda acredita que facilita mais ele bater de frente e tentar ganhar a UPB e a Presidencia da Assembleia, dentro da justificativa politica de "disputas dentro da base".
Fora disso, o resto é conversa pra boi dormir!
Antonio do Carmo
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
A TURMA DO CAIXA DOIS, DANÇOU! PERDERAM BILHÕES DE DOLARES! SERÁ QUE AQUI NA BAHIA TINHA ALGUEM?
O negocio está feio para muitos brasileiros. Muita gente que tinha dinheiro em caixa 2, essa hora está se maldizendo do natal caotico que vão passar.
A historia é a seguinte:
Um americano tirado a esperto, se aproveitou do prestigio do cargo que ocupou, presidente da Bolsa Nasdaq de Nova York, e criou o golpe bilionario da piramide, que funciona em cima da ganacia.
O fundo de investimentos que ele geria, oferecia aplicações com rendimentos anuais altissimos, independente do comportamento do mercado.
Ele ia remunerando alguns com o dinheiro dos novos optantes e ai o negocio ia rolando e ele desviando uma grana para o seu bolso.
Com a atual crise, a turma resolveu resgatar o investimento, só que, dos 50 bilhões de dolares captados, só restaram 350 milhões!
Pois bem:
O DETALHE É QUE AS APLICAÇÕES ERAM OFERECIDAS AOS APLICADORES POR INSTITUIÇÕES RESPEITADAS, TIPO: PASMEM! BANCO ITAU! BANCO SAFRA! DENTRE OUTROS!
As grandes bancas de advogados de São Paulo e Nova York, estão excitadissimas! Com a procura de possiveis clientes: agora veja a bronca: clientes que procuram pra ver a possibilidade de acionar os bancos intermediarios do picareta, mas que se deparam com o segunite problema: SE ERA DINHEIRO DE CAIXA 2, LOGO NÃO DECLARADO(KKK! SIFU!), COMO ELES PODERIAM ACIONAR OS BANCOS INTERMEDIARIOS?
SIFU DE NOVO!!! (se lula pode, tambem posso!)
Os bancos, por sua vez, tambem estão porcurando as bancas de advogados, para ver como se livram de possiveis ações de doidos que queiram explicitar suas aplicações fraudulentas!
Enfim!, isso ainda vai rolar muito.
MAS, REPITO A PERGUNTA: SERÁ QUE TINHA ALGUEM DA BAHIA?
(psiu! Se alguem tiver a informação e quizer me dizer....eu publico!)
Antonio do Carmo
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: ELEIÇÃO É UM VERDADEIRO CONCURSO PARA A ESCOLHA DA RAPOSA DO ANO!
A cada segundo, pode-se dizer, surgem versões de determinados candidatos fortes, fortíssimos para viabilizar a essência das articulações: Derrotar Marcelo Nilo.
Todos os candidatos se consideram raposas!, Mas todos se esquecem de combinar seus movimentos com os adversários! Kkkk! E fica engraçadíssimo você ouvir as contas, as formulações que garantem a vitoria certa!, dos seus propósitos.
Existe pelo menos um consenso nas versões: qualquer candidato, da base, que sair, tem um mínimo de vinte e cinco votos. Ai se considera os votos do PMDB e do DEM.
O DEM, pelo menos uma parte dele, está tentando viabilizar o seu líder, Gildásio penedo. Gente boa, mas não vai.
Não vai porque não tem como o PMDB votar nele nas atuais circunstancias, onde Geddel quer realmente derrotar o Governador nesta eleição, mas como o rompimento não é explicito, eles não podem fazer acordo aberto com o DEM.
O PMDB, está tentando ir por dois caminhos: primeiro, viabilizar um puro sangue, que seria Leur Lomanto.. Fica fazendo um jogo de cena, defendendo um candidato do PT, mas é só para contestar o candidato do Governador com uma justificativa política. Esse caminho, Geddel já percebeu que também não terá muito sucesso, porque vários setores, inclusive o DEM, consideram que não é o caso de dar muita força a ele. Já que acreditam que o Roberto Maia – PMDB, poderá ganhar a UPB.
O segundo caminho do PMDB, pode ser pela candidatura do Deputado Elmar Nascimento.
As apostas é que Elmar, do jeito que está prometendo mundos e fundos, possa conseguir os sete votos necessários à vitoria.
O outro candidato, que corre por fora é o Deputado Edson Pimenta do PCdoB. Ele é muito bem relacionado, circula amplamente, mas acredito que suas chances são muito difíceis por vários fatores: dificilmente o partido ficaria contra o candidato do Governador; dificilmente, os Deputados do DEM e do PMDB, dariam a Presidência da Assembléia a um Comunista. Apesar de isto ter sido quebrado na Câmara Federal, com a eleição de Aldo Rebelo, aqui na Bahia, o preconceito ainda é forte.
E Marcelo Nilo? Se movimentando a mil por hora, cada dia aumentando sua musculatura. Além dos anúncios periódicos de apoios à sua candidatura, fez dois importantes movimentos nos últimos dias: Ofereceu a Primeira Secretaria ao DEM e vai convocar extraordinariamente, a Assembléia!,falando a linguagem da turma, que tem muita gente apertada...
Muita água ainda vai rolar, mas, a continuar o atual quadro, onde o Governador não abre mão da candidatura de Marcelo Nilo, vinculado ao Veto de Geddel, sem duvida, o Marcelo Nilo será reconduzido à Presidência da Assembléia Legislativa da Bahia. (se ele não cometer nenhum erro.....)
Antonio do Carmo
Convocação Extraordinária da Assembléia legislativa
Fez certo. Tinha que convocar mesmo. Não importa um monte de tese que nego levanta nessa hora; “há, mas deviam ter trabalhado antes...” , ta certo mais não trabalharam e daí? O tempo vai voltar? Claro que não. Mas as “teses” continuam: há!, Mas eles vão ganhar tanto e tanto! Um dinheirão! . E daí? Vão ganhar mesmo! O dinheiro e grandão mesmo. Mas está na Constituição. Pra deixar de ganhar só se mudar.
Tudo isso é bobagem! O povo não ta nem ai! O povo quer é resultados! Os 20 projetos, QUAIS SÃO? VÃO MUDAR A VIDA DO POVO BAIANO EM QUE? VAI FAZER COM QUE 2009 COMECE COMO? É isso que o povão quer saber!
PARABENS, MARCELO NILO!
(claro que ele não é menino e fez esse movimento também com o objetivo de agradar a turma em pleno processo eleitoral.....)
Termino este artigo, transcrevendo um trecho de artigo feito nesse Blog, naTerça feira, 09 de Dezembro de 2008, que vale a pena ler na integra!
“CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Wagner, porque não quebrar esse tabu? 2009 não é o ano de gestão?
Pois é. Esta é uma das inúmeras bobagens da politica baiana. estabeleceram, há décadas, eu acho, este tabu, impondo que pega mal para o Governador ele fazer uma convocação extraordinária da Assembleia Legislativa. Ai começa o inferno artificial: a imprensa faz as contas do gastos extras, a oposição, morrendo de vontade da convocação acontecer, também faz cena esperando ser chamada, a bancada do governo, seguindo o tabu, morrendo de medo, (de que mesmo?) dos "efeitos negativos" (quais mesmo?) afasta logo a hipótese.Todo mundo na hora, esquece o povo real, o povo concreto, o povo pé no chão que não tá nem ai! esse povão quer é resultados!Não tá nem ai se os Deputados vão ganhar mais tanto! o que importanta são os resultados positivos!Tudo bobagem!.......”
Antonio do Carmo
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
CAETANO VAI SER PRESIDENTE DA UPB, PORQUE ESTÁ OFERECENDO O QUE OS PREFEITOS QUEREM:
A explicação para o enorme crescimento da candidatura de Caetano, junto aos Prefeitos de todos os partidos, principalmente entre os de municípios pequenos, está na chamada campanha do pé no chão. Campanha da linguagem objetiva, fugindo da maluquice.
A tradição das eleições da UPB é aquela onde os candidatos falam na baboseira da autonomia municipal, do pleito municipalista, etc, mas que no final das contas depois de eleitos, sempre os mesmos, os municípios continuam com o pires na mão.
Continuam, no verdadeiro inferno que é a dependência dos gabinetes dos Deputados para conseguirem resolver alguma coisa nas Secretarias, uma minoria consegue alguma verba indo diretamente e a UPB, passa por fora de todo esse movimento.
Quando já se viu que a UPB conseguisse uma audiência para um Prefeito, com o Governador do Estado ou com um Ministro? Com o presidente nem pensar!
É navegando nessa realidade que Caetano está crescendo, sem tirar o poder dos Deputados, mas dando de fato, um novo poder aos prefeitos.
Poder real, concreto. Pé no chão.
A explicação para o estouro da candidatura de Caetano é porque os prefeitos estão vendo o seguinte:
1. Caetano tem acesso direto ao Governador e aos Secretários de Estado, e a UPB, vai facilitar o acesso dos prefeitos, a tão sonhada audiência para resolver o que interessa: Verbas! Verbas liberadas para o seu município!;
2. Gostaram da proposta de Caetano, de montar uma estrutura, de elaboração concreta dos projetos, para a liberação das famosas emendas de Brasília, devolvendo aos prefeitos um poder de fato, que hoje não está nas mãos dele. Hoje só quem tem este poder, são os lobistas e as construtoras;
3. Gostaram também da outra proposta, pé no chão, da montagem de estrutura especializada em IDENTIFICAR E TRAZER PARA OS MUNICIPIOS, AS FAMOSAS VERBAS A FUNDO PERDIDO, EXISTENTES NOS MINISTERIOS E SECRETARIAS, que os prefeitos nunca tem acesso, porque não tem como saber que existem;
4. Viram uma luz no fim do túnel, quando Caetano apresenta a proposta de a UPB, articular formas de ajudar os municípios, no cumprimento da exigência legal, do pagamento do piso dos professores;
5. Entenderam o recado de Caetano: A UPB VAI SE TRANSFORMAR EM UMA ENTIDADE VOLTADA EXCLUSIVAMENTE, PARA CONSEGUIR VERBAS! VERBAS! Para o município, que é o que todo prefeito quer!
O resto é baboseira, besteira desses anos todos que o DEM governou a entidade e nunca rolou nada para os municípios.
Claro que os Congressos vão continuar a acontecer. Claro que a UPB vai continuar incentivando os Prefeitos a participarem de Congressos nacionais. Afinal, ninguém é de ferro, é uma oportunidade legal de fazer um turismozinho.
Esta é a explicação real do crescimento da candidatura de Caetano, com os Prefeitos se posicionando independente das lideranças políticas maiores.
As portas do PMDB foram arrombadas assim. A turma do PMDB está sendo pressionada por Geddel, para eleger o candidato do partido. Estão dando marcação, homem a homem. Mas, a força destas propostas é que está fazendo com que eles já se posicionaram, afirmando que o voto é secreto!
Esse movimento está acontecendo em tudo quanto é partido! PP, PR, PTB, PCdoB, PSDB, etc.
Fazendo esta campanha objetiva, pé no chão, muito acima das teses vagas do municipalismo, que ninguém consegue ver direito, não traz verba concreta para o Prefeito é que a candidatura de Caetano está se transformando em fenômeno.
E é por ai, que se explica o desespero dos adversários, que começam a plantar nota na imprensa, argumentando que Caetano não tem o apoio dos municípios pequenos, porque ele é de município rico. Bobagem! O raciocínio é exatamente ao contrario. Ele, por ser de município rico, vai ter mais tempo para cuidar dos pobres.
Antonio do Carmo
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
EXCLUSIVO! GEDDEL PEDIU PRA DEIXAR POR MENOS! NADA DE ROMPIMENTO, POR AGORA! (Agora que João se acaba no Lexotan....)
Ele sabe que não tem como continuar viabilizando seus objetivos se levar adiante esta crise.
A sua força aparente, está baseada no Poder das Verbas, acumuladas nas duas Secretárias que tem no Governo da Bahia, aliás, poderosas Secretárias e no Ministério que ele dirige.
O que aconteceu foi o seguinte. Ele, lembrando a Flora, achou que estava com super poderes, vinha dando entrevistas atrás de entrevistas, se aproveitando dos vacilos cometidos por alguns petistas e estava indo embora a mil, culminando com a entrevista na Veja.
Navegando em cima dos vacilos de Jonas, do Caboclo Ventania e do Deputado que errou feio em Itabuna. Ai ele tentou avançar mais, pra ver onde iria dar e mandou João Henrique falar o que falou na reunião do DEM com Kassab, cumprindo dois objetivos, do ponto de vista de repercussão. Um local, no aspecto da montagem de sua imagem de retado. Outro nacional, na medida em que teria repercussão, visibilidade nacional problemas ocorridos na visita de Kassab na Bahia.
Tava tudo pronto. João falava a besteira, alguém do Governo bateria em João e ele entrava, com alguma declaração estilo arrogante, porretão, e, como das outras vezes, o Governo reagiria de leve, pra não quebrar a aliança e tudo bem. Geddel ganharia mais uma.
BELEZA! ELE SÓ ESQUECEU-SE DE COMBINAR COM A OUTRA PARTE....
O Governador Wagner reagiu de bate pronto, resultando no pronunciamento de Lula e na noticia, que circulou amplamente, que João Seria tratado “republicanamente” como Prefeito de oposição, criando uma situação delicada para Geddel.
ANTES, ELE NAVEGOU, REAGIU, EM CIMA DE JONAS, DO CABOCLO VENTANIA, ETC. E AGORA?
FOI PRA PAREDE! Qual declaração ele poderia fazer confrontando o Governador? Qual declaração ele poderia fazer, confrontando o escracho que o Presidente Lula fez no “Prefeito da Oposição”? (coitado de João...sobrou pra ele...haja lenço e lexotan...)
NENHUMA! Que elevasse o tom. Qualquer elevação de tom, resultaria em um rompimento, que não interessa a ele nesse momento.
Por isso que Geddel e Lucio ficaram, (PELA PRIMEIRA VEZ!) calados!
SALDO DESSA HISTORIA?
O Governador retomou a iniciativa política, Geddel vai pensar duas vezes, antes de partir pra outra provocação, O Caboclo Ventania, vai ficar um tempo sem baixar no cavalo, Jonas, vai segurar a onda dele.
E a luta vai ser transferida, digo voltar, para o leito original. Desta vez, com o Governador com muito mais força, com a iniciativa e ofensiva politica nas mãos, para as disputas na UPB, Presidência da Assembleia Legislativa e a manutenção da governabilidade.
Antonio do Carmo
CONTAGEM PROGRESSIVA: QUADRO FIXO DA MALUQUICE DO METRÔ!
Vou ter que botar assim...até fazer um quadro e botar do lado do Blog, Um Secretário dele disse que seriam 6 meses... vamos acompanhar na contagem progressiva!
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
XII!! GEDDEL TÁ ARREPENDIDO! JOÃO, COITADO! CHORANDO EM DESESPERO!, ARREPENDIDO COM O QUE MANDARAM ELE FAZER, E DEU M....!
O GOVERNADOR ACEITOU O DESAFIO, POR ESSA GEDDEL NÃO ESPERAVA!
O Governador Wagner, foi educado. Vai esperar acabar o encontro, em que ele é anfitrião, para dar a resposta à altura às provocações. Vai aceitar o rompimento de João!
Só que não era essa a estratégia de Geddel! Ele cometeu um brutal erro de calculo e precipitou uma situação de rompimento que não interessava a ele agora.
Ele queria, conforme já analisei em vários artigos neste Blog, ir construindo uma situação de desmoralização do Governador e do PT, construir uma imagem sua de administrador eficiente, fazer uma administração em Salvador que fosse vitrine e lá adiante, bem lá adiante, ai sim. Ele faria o rompimento provocado pelo PT e não por ele.
SÓ QUE, AI É QUE ME LEMBRO DE FLORA! MUITA CONFIANÇA, MUITO REI NA BARRIGA, MUITO SUBESTIMAR O ADVERSÁRIO, COMETE UM TROPEÇO NO MEIO DO CAMINHO E BAIXA A GUARDA!.
O Governador começou a agir, colocando uma pedra no meio do caminho de sua estratégia.
Fica mais claro a fala de Lula na inauguração, (em seus vários aspectos!) como parte da reação do PT, em perfeita consonância com seu amigo o Governador Wagner.
Reparem que Lula não somente desmoralizou João, que embarcou na barca furada de ser o “Prefeito da Oposição”.
LULA, NA VERDADE, LANÇOU AS BASES DO BRUTAL FREIO EM GEDDEL, (QUE ESTÁ EM ANDAMENTO), NAS SUAS PRETENSÕES DE CARREIRA SOLO, COMO CANDIDATO A GOVERNADOR DE 2010, ATUANDO COMO PODEROSO PALANQUE DE SERRA E ACREDITANDO EM SUA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DA BAHIA!
Lula falou claramente que ele Lula, iria fazer muitas inaugurações na Bahia, porque Geddel estava com muito dinheiro no Ministério! Não foi cobrando eficiência! O que Lula fez foi dizer a ele e a Bahia, que o que Geddel estava fazendo de obras e o que iria fazer em 2009, eram obras fruto de sua política, de Lula, para todo o Pais, envolvendo todos os Ministérios do governo, chamada de PAC – Plano de Aceleração do Crescimento!. A verba é dele, Lula! E não de Geddel!
E AGORA? AGORA GEDDEL, ESTÁ EM CHEQUE! POR ISSO QUE ESTÁ CALADO ATÉ AGORA!
Ele sabe que ou ele enfia sua viola no saco e deixa João fazer o papel de Bobão, e o problema fica restrito à prefeitura de Salvador, e mesmo assim, pra ficar assim, vai ter que fazer declarações que não ultrapasse uma linha muito pequena, ou ele vai para o suicídio e sobe o tom, e ai meu pai!, não dá outra! Perde todos os cargos no Governo Wagner! E dependendo dos desdobramentos, do que fale e das articulações de Lula, com os caciques velhos do PMDB, pode até perder o Ministério!
O JOGO FOI INVERTIDO! AGORA GEDDEL É QUEM ESTÁ NA PAREDE!
A política baiana está ficando emocionante! Vamos aguardar as próximas horas!
Recomendo que leiam todos os artigos deste Blog sobre Geddel, que facilitam a compreensão do momento político!
Antonio do Carmo
METRÔ! LULA COMEÇOU A DAR O PONTO FINAL NA MALUQUICE! E deixou Geddel e João Henrique, Pianinho!!!
Lula deixou os dois em uma situação delicadíssima! Tai! Tava na hora de a bancada de oposição na Câmara, ir a fundo desta questão.
Lula cobrou de João o fim das obras pra ele voltar a Salvador para a inauguração. Afinal, a maior parte da grana investida é do Governo Federal.
Pois bem!
Vejam as palavras de Lula e a delicadeza da situação:
“O João não tem culpa. Muitas vezes o Tribunal de Contas toma algumas medidas que prejudicam o andamento de obras. Se há irregularidades, é preciso investigar (huuum! Quem quiser que pense que Lula é bôbo!). O que não podeé prejudicar a população. Não se pode parar uma obra se o dinheiro está em caixa, João, me tenha como parceiro para resolver essa situação.”
Lula falou ainda, para o seu Ministro Geddel e para o Governador Wagner, ajudar pois eles deveriam conhecer muitos ministros do TCU.
A delicadeza da situação está em que a situação não é tão simples e Lula, na verdade, sabe disso. O que ele fez foi devolver a bomba pro colo do inimigo.
Vamos analisar por parte: Wagner e Geddel, falarem com os Ministros do TCU.
O Governador não vai falar nada!. Tanto porque deve estar puto com João, pelas maluquices que mandaram ele falar, pela manhã do mesmo dia no evento do DEM, como também porque ele deve saber que as questões que o TCU está levantando, são cabeludas. Ele vai fazer o que? Pedir para o TCU deixar pra lá os oito pontos levantados de irregularidades na obra do Metro? Algumas graves? Algumas da atual gestão de João Henrique?
Pede nada! Eu quero é prova! E um real de Big Big! E o troco, pra tomar topic!
Geddel também não vai falar nada! Por motivos diferentes! Ele sabe que o TCU, segurou os 50 milhões em função dos oito itens de irregularidades citado acima.
E ai, ele vai chegar no TCU e pedir pra deixar pra lá? Vai não! Também quero prova!
E ai. E ai? A bomba estourou no colo de João! Só não com um estrago maior, porque acho que os Vereadores de oposição a ele, já devem estar de recesso.
Mas, a complicação da coisa esta muito bem analisada, no artigo que fiz neste Blog, no dia 05 de dezembro, sob o titulo:
“METRÔ: PERAI! NINGUEM VAI DAR UM PONTO FINAL NESSA MALUQUICE?!!!”
Leiam, que vocês vão entender a camisa de onze varas que João está metido, para poder concluir as obras do Metrô, AGORA COBRADAS POR LULA!, deixando ele numa saia justíssima!
João vai ter que dizer e responder, o que é de responsabilidade dele e o que sobra pra Imbassay.
Agora, eu, daqui desse Blog, vou fazer a contagem progressiva da contagem de Lula:
FALTAM 01 DIAS, PARA JOÃO ATENDER A LULA E DAR UM PONTO FINAL NA MALUQUICE DO METRÔ!
Vou descobrir como é que faz um quadrinho, nesse diabo desse blog e vou fazer essa contagem. Até o dia de lula voltar e inaugurar.
Ele não é bom? Vai ter que provar!
Agora, aqui prá nós, Lula não é menino! Lula sabe de tudo isso! e sabe que botou João e Geddel, numa saia justa!. Botou de propósito, pra lavar a alma do povo dele daqui da Bahia.
Arregaçou.....
Antonio do Carmo
LULA DEU O TROCO EM JOÃO O “PREFEITO DA OPOSIÇÃO”, EM GEDDEL, NA ZORRA TODA!
Lula, destruiu, com uma porrada só, um aspecto da estratégia que Geddel vem implementando na Bahia, rumo a viabilizar sua candidatura em 2010:
O Presidente cobrou, com todas as letras, que o “Prefeito da Oposição”, como se autodenomina, conclua as obras do metrô, deixando de “lerdeza”.
Palavras de Lula:
“nós precisamos inaugurar esse Metrô de Salvador. Eu não sei o que está acontecendo, João, mas precisamos inaugurar esse metrô.”
“Ta faltando dinheiro João?” Não está faltando dinheiro, e o que está acontecendo?”
“...se tiver irregularidade, tem que sanar”
Obvio que Lula sabe de tudo que está acontecendo. Não existe um Presidente, ainda mais Lula, ir a um estado e não saber tudo nos detalhes. Ainda mais na Bahia, onde ele tem uma amizade pessoal e histórica com o Governador Wagner!
O que Lula fez foi:
1. Deu uma porrada no que João alardeava durante a campanha, da sua intimidade com Lula, em detrimento da relação com o PT;
2. Bateu forte nas agressões de campanha, de João e Geddel, tentando, como estratégia para 2010, caracterizar o Governador como lerdeza;
3. Levantou a bola para que a bancada de vereadores da oposição na Câmara esmiúce o que é mesmo que o TCU aponta naqueles 7 itens como irregularidades e quais os caminhos para sanar e informar à população;
4. Começou a desmontar uma parte dos planos de Geddel rumo a 2010, querendo apresentar Salvador, como vitrine de eficiência administrativa;
5. Deu o troco, com violência, às agressões que João fez, pela manha, em evento do DEM, ao PT, (seu partido e do Governador).
A política na Bahia está esquentando. Estou esperando a resposta de Geddel. Que sei que vem. Do jeito que ele é, podem aguardar.
Antonio do Carmo
MARQUINHOS, EU NÃO GOSTEI DA SUA ENTREVISTA NA TARDE NÃO!
(Bem, me deixa eu situar o titulo. Marquinhos, é um quadro ultra capaz do PT. É sub coordenador de relações institucionais, todo poderoso nas relações do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. Tem linha direta com o Presidente Lula e com os principais quadros do PT, como o Governador Wagner)
Continuando. OS MOTIVOS:
Ele fala que o PT errou em não continuar na aliança com João Henrique. Falar isso agora? No atual momento político baiano? Sem desdobramento pratico a nível municipal? Quando a bancada de vereadores do PT na Câmara declara que vai fazer oposição ao “Prefeito de Oposição”? Quando João declara, com arrogância, que o PT vai ficar na oposição por quatro anos?
Marquinhos fala que teve com o Governador Wagner e que falou isso e aquilo sobre a sucessão. Mas, insisto. Pra que falar dessa intimidade nesse momento político? Ficou parecendo que marquinhos “orientou” “aconselhou” o Governador e ele não seguiu a orientação, o conselho... no atual momento político pegou mal.
Ele continua falando, (disparou a falar....) que o PT não deve romper com Geddel. Mas é o PT que quer romper com Geddel? Não é Geddel que está pondo em ação uma estratégia na Bahia, para sair candidato em 2010, tentando responsabilizar o PT da Bahia pelo rompimento?
Sei não. A entrevista dá a impressão, que foi feita em outro momento lá atrás e ficou guardada e nego publicou agora. Fora de foco.
Sei que Marquinhos é todo poderoso, até tenho orgulho dele que nasceu na Lapinha, na linha 8, no mesmo bairro que eu, mas acho que pegou mal. Mas dizem que ele é tão legal, que caso venha a ler este artigo, não vai levar a mal.
Antonio do Carmo
PULO SOUTO NO PSDB? E COMO FICA A TURMA DO DEM, SEUS DEFENSORES FERVOROS? Calada!
Como é mesmo essa historia?
O movimento tem origem na turma do PSDB nacional. O Senador Sergio Guerra do PSDB e o Governador de São Paulo, é que parecem serem o pai da idéia.
Bem, enquanto a imprensa falava do assunto, sem um pronunciamento do ex Governador Paulo Souto, ninguém poderia cobrar nada.
Mas, ontem, na imprensa local, Paulo Souto admite claramente a hipótese. E toda a turma do DEM baiano, ficou literalmente calada! Nem os Deputados Federais, Estaduais, nem Prefeitos, ninguém falou absolutamente nada!
O Deputado do DEM do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, foi quem, confirmando que as conversas existem, declarou a seguinte perola: “Isso é impossível, não existe a menor possibilidade. Não será levando ele para o PSDB que nós vamos reforçar a aliança. Ao contrário, tirando ele do Democratas estaremos enfraquecendo a aliança, porque não será aliança, será submissão”.
Fiquei curioso em saber a opinião do Líder da oposição na Assembléia Legislativa, o Deputado Gildásio Penedo, sobre a declaração de Paulo Souto.
Porque, outro dia, vi na imprensa, sua declaração sobre Deputados do DEM que votam com o Governo na Assembléia, invocando a fidelidade partidária. Fiquei curioso.
E ACM Neto, acha o que disso?
JOÃO! O “PREFEITO DE OPOSIÇÃO”, QUE ACENDE UMA VELA A DEUS E OUTRA AO DIABO! ( e ouve o que não quer! me lembrou Flora....)
Mas, ontem, segunda feira das coisas mais estranhas na política baiana, ele resolveu fazer um movimento político na política baiana, (obviamente mal orientado, porque ficou esquisito!) tirando uma de esperto demais, que lembrou a Flora da novela das oito. Acreditando na impunidade, se sentindo seguros demais, foi pela manha no evento do DEM, com o Prefeito de São Paulo, Kassab e a noite foi ao evento do Governador Wagner com o Presidente Lula.
Pois bem, com o DEM, ele atacou o PT, com uma violência brutal, como se ainda estivesse em campanha, chamando o Partido de traidor.
Vejam bem, traidor! o Partido do Governador e do Presidente!.
No mesmo evento, defendeu a aliança com o DEM em 2010.
A noite, foi para a inauguração do Complexo Viário 2 de Julho, obra do PAC, feita em parceria Infraero, Governo do Estado, com a presença de Lula e Wagner, do partido que ele tinha atacado pela manhã, com tamanha violência!
Resultado: Lula, que não é bobo nem nada, bateu forte, perguntando a ele pela conclusão das obras do Metrô, porque da “lerdeza” na conclusão? Ta faltando o que? Se propondo a “ajudar”.
Agora eu pergunto? O “Prefeito de oposição”, bota as cartas na mesa de forma clara. Ta se fiando em que? Em quem? Vai ter essa verba toda para administrar Salvador, sem precisar do Governo do Estado?
Sim, porque o Governador pode de repente se retar e deixar ele na mão, não ajudar em nada, sem fazer oposição a cidade.
Parece que ele está esquecido que a Conder pode fazer obra diretamente nos municípios...
Vá doido! Vá confiando demais!
Algo nesta historia me lembra Flora....
Antonio do Carmo
domingo, 14 de dezembro de 2008
REDUÇÃO DO IPI: PREFEITOS QUEREM UMA COMPENSAÇÃO DE LULA!
GEDDEL (correndo solto!): “..É ilusão achar que vai apoiar um petista para presidente em 2010, 2014, 2018”
GEDDEL DEU UMA BOMBASTICA ENTREVISTA A REVISTA VEJA, DESTA SEMANA, ONDE NÃO DEIXA DUVIDA QUANTO À SUA ESTRATÉGIA POLITICA (assunto de matéria neste Blog)
A entrevista confirma a analise desenvolvida em artigo neste Blog, quanto a decisiva e ofensiva estratégia de Geddel, rumo a candidatura a Governador em 2010.
Estes são os seus passos já expressos nos objetivos políticos em andamento no estado onde quer tomar a direção da UPB, da Assembléia Legislativa, quer jogar nas costas do PT a responsabilidade pelo rompimento, quer firmar a imagem de líder tipo ACM separando apenas a parte da queimação e quer fazer da gestão da Prefeitura de Salvador em 2009/2010 o trampolim para sair poderoso candidato, com imagem de gestor capaz.
Na entrevista, que vale a pena ler, ele claramente rifa Dilma como candidata e mostra seu aceno para Serra, quando diz que os únicos lideres nacionais é Lula e Serra (Lula por enquanto, não é candidato em 2010).
Lança os elementos do rompimento futuro com o Governador e o PT, quando diz: “...para continuar nosso projeto, temos de compartilhar espaços...queremos participar mais na definição de políticas de educação, da saúde, da construção de estradas...”
Ora!,O PMDB leia-se Geddel, já tem um poderoso espaço na administração do Governo Wagner, administrando verbas importantes, que está sendo alvo de questionamentos dentro da base de apoio e ele coloca que quer mais espaços em outras aéreas, sabendo que é impossível conceder?
Ataca o PT em vários momentos da entrevistas.
Faz movimentos para se firmar como referencia do PMDB na política nacional, o que irrita profundamente os caciques deste partido.
Mas a essência no que diz respeito à política baiana é o aspecto de sua estratégia, de se manter em evidencia, tentando empurrar o PT e o Governador para a parede, conquistando o espaço político, até se tornar irreversível.
Se tem alguém que considera que a estratégia correta é não polemizar com Geddel, huum! É caminho de se lascar! Espaço vazio não existe! Alguém ocupa! E depois para disputar esse espaço fica difícil.
Pode ser também que estejam pensando que em 2009, o Governador Wagner vai estar com três bilhões e duzentos milhões em caixa e quando for aplicado, apaga toda a evidencia e liderança de Geddel.
Se pensa assim, tá vacilando. Porque, parte desse dinheiro, Geddel vai administrar também através de suas Secretarias, além do que, ele vai ter construído uma imagem de Líder eficiente muito difícil de desmanchar. (até porque ele não vai ficar parado..a disputa é agora!)
Se somar-se a isso, uma vitoria na UPB e na Assembléia Legislativa... ai pode colocar a viola no saco, que o homem é Governador!
Antonio do Carmo
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
"BANCO CENTRAL É UM BANCO. DEVIA PROVER O CRÉDITO; NÃO AGIR COMO GOVERNO PARALELO"
O Professor do respeitado Instituto de Economia da Unicamp, Luis Gonzaga Belluzzo, Voz ouvida por empresários, Governo e movimentos sociais, em entrevista a Agencia Carta, bateu forte no Banco Central, que manteve taxa de juros inalterada na ultima decisão do COPOM.
Para o economista, tal atitude é a "reafirmação algo infantilizada de um princípio de independência que não hesita em colocar suas supostas prerrogativas à frente das prioridades da economia nacional num momento grave como esse".
As economias de países distintos como: EUA, a China, Japão, Inglaterra, Suécia e Tailândia, Banco Central Europeu, Suíça, Taiwan e Coréia do Sul, vem empreendendo um enorme esforço de manter baixa as taxa de juro, regulamentadas pelos bancos Centrais, em um esforço de impedir a “virada abrupta”, ou seja, a passagem da crise financeira para uma crise da economia real. Na medida em que isto aconteça, a saída será muito mais penosa para todos os paises. Este é o esforço.
Países como a Coréia do Sul, por exemplo, no dia seguinte ao pronunciamento do COPOM, reduziu sua taxa de juros para 2%, patamar mais baixo de toda sua historia!
No Brasil não. O Banco Central age, parecendo que não está nem ai para o perigo que sofre a economia real. Vai, como um governo paralelo, na contramão do esforço dos países do mundo todo.
Lula que bote suas barbas de molho. Aliás ele está em situação difícil, porque não tem condições de mudar a direção do Banco, neste momento, em função das turbulências que causaria no mercado, em momento tão delicado.
Mas, vale a pena ver a clareza com que Luis Gonzaga Belluzzo analisa o momento:
- “Assistimos à reafirmação algo infantilizada de um princípio de independência que não hesita em colocar suas supostas prerrogativas à frente das prioridades da economia nacional num momento grave como esse”.
Belluzzo, ilustra bem a situação atual, onde Lula está de mãos atadas, ao ironizar a literatura italiana que contem os “mandamentos universais “ de um banco Central independente ao sugerir o acréscimo do irônico artigo:
- “artigo único: - O presidente do Banco Central é indicado pelos seus pares do mercado; cabe-lhe em seguida indicar o Presidente da República. Ponto. Revogam-se disposições em contrário”.
Belluzzo destaca nossa particularidade cabocla:
“Em nenhum lugar do mundo o mercado financeiro tem o peso e a sacralidade que vemos no Brasil”
"a sociedade e, pior, os membros do governo, inclusive o Presidente da República, não podem sequer se manifestar sobre o comportamento dos juros. Quando mencionam o assunto devem fazê-lo em voz baixa, por metáforas. Ou cochichando. Caso contrário há xiliques; demissionários se oferecem ao mercado como heróis da causa autonomista; a imprensa, colunistas e demais círculos interessados, magnificam a importância desses gestos e protagonistas insuflando uma crise que contamina todo o mercado.”
O perigo da grande encruzilhada que está o País, entre a recessão ou a travessia controlada da crise é analisado com clareza pelo economista que diz:
- “Os juros na ponta estão subindo fortemente nos últimos três meses; as condições de crédito pioraram; a virada da economia de um curso de crescimento vigoroso para seu oposto está sendo muito dura. Esse movimento brusco envolve desdobramentos sérios, perigosos e crescentes. Como pode um BC ficar indiferente a isso?”
Antonio do Carmo
(Artigo baseado em entrevista do economista Luis Gonzaga Belluzzo à Agencia Carta)
EXCLUSIVO: PCdo B DEFENDE UM TERCEIRO MANDATO PARA LULA!
Odirigente comunista avalia que, se Lula conduzir o País, para um bom enfrentamento da crise econômica mundial, a exigência do direito de Lula concorrer, viria das massas populares, do povão, exigindo que ele continua-se, abrindo-se um ambiente no Congresso Nacional, para que fosse feita a mudança na constituição, permitindo assim sua candidatura.
Lula, que gosta da cadeira e da caneta, deve ter ficado doido!
Renato Rabelo defende uma tese interessante que deixa os Petistas, ouriçados de alegria, porque seria a resolução de inúmeros problemas políticos, navegando novamente, na “onda Lula”.
Rabelo cita um exemplo interessante na historia política mundial acontecido nos Estados Unidos, onde o ex-presidente, Franklin Roosevelt apresentou o New Deal, o plano com que o governante estadunidense combateu a crise de 1929. Roosevelt foi o único presidente que cumpriu quatro mandatos.
Agora, se o bicho pegar, se a crise econômica for mais profunda do que se imagina e não tiver um bom combate, não tem terceiro mandato certo! E vem, provavelmente, Serra na cabeça.
Renato Rabelo, não dá ponta sem nó nem bate prego sem estopa. Suas avaliações são profundas e de médio prazo. Se o PCdoB, está defendendo esta posição é porque sabe que sem Lula, não tem candidato que consiga manter o projeto da esquerda em andamento.
Vamos aguardar pra ver.
Antonio do Carmo
CIRO GOMES VAI DEFENDER CANDIDATURA DE ALDO REBELO, NO CONGRESSO DO PSB!
Começa hoje, em Recife, um congresso do PSB, onde, dentre outras questões importantes, será discutida a dinamização da candidatura de Ciro Gomes a presidência da Republica e o apoio a candidatura de Aldo Rebelo, como representante do Bloco de Esquerda, para a Presidência da Câmara.
O posicionamento do Congresso vai ser acompanhado, com bastante atenção, por muita cabeça coroada da política brasileira.
Primeira delas, o Presidente Lula, que no fundo, apesar do posicionamento da bancada do PT, apoiando Temer, não quer, de jeito nenhum!, que ele seja eleito fortalecendo o PMDB, acima do aceitável, para a sucessão de 2010. Imagino que além disso, ele não quer ficar seus dois últimos anos de mandato, nas mãos de Geddel e Temer, que ainda ontem, baixava o cacete nele. (Tenho um amigo que diz:”quer conhecer o homem? Dê poder a ele! – E como Lula não é bôbo...)
O Deputado Ciro Nogueira, outro forte candidato a Presidência, também tem alto interesse no apoio do PSB a Aldo. Apartir de uma avaliação que a candidatura de Aldo, força a existência de um segundo turno, onde fica mais fácil derrotar a dobradinha Temer/Geddel.
E o próprio Aldo né ? Por razões obvias!
Vamos aguardar os resultados, que estaremos comentando, no acompanhamento que o Blog está fazendo desta importante eleição, que trará profundos reflexos políticos na vida nacional.
Antonio do Carmo
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
CAETANO, NO EVENTO DA UPB, COMEÇA A DESMONTAR OS PLANOS DE GEDDEL!
A presença e atuação do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, circulando com desenvoltura entre os Prefeitos, deram uma nova dimensão à disputa da Presidência da entidade.
As avaliações de políticos influentes do PP e do PR, presentes ao evento, são de que dificilmente Caetano perde a eleição da UPB, apesar do seu partido, o PT, ter elegido cerca de 60 Prefeitos.
O que chamou mais atenção foi a penetração, com uma força surpreendente, da candidatura entre uma parcela importante de Prefeitos do PMDB, insatisfeitos com as imposições que o Presidente do PMDB, Lucio Vieira Lima, tem feito a eles, principalmente aos que vieram de outras legendas, exigindo que, em 2010, eles seriam obrigados a votar nos candidatos a Deputado Estadual e Federal do PMDB, Senador, Governador e Presidente apoiados pelo PMDB, sob pena de perderem o partido no município.
Essa insatisfação se explica porque, muitos deles têm compromissos com Deputados sejam Estadual ou Federal de outras legendas. E estão pretendendo se vingar, na segurança do voto secreto na eleição.
O fato de Caetano ser prefeito de um município com grande arrecadação, vinculado ao seu jeito afável e a fácil circulação no executivo federal e estadual, tem sido um forte fator no fortalecimento da sua candidatura, com adesões de Prefeitos de vários partidos, até mesmo fora da base de sustentação do Governo.
Geddel achava que a eleição do Prefeito de Jequié, Luis Amaral – PMDB seria um passeio. Mas, as atitudes de Lucio e a candidatura, pra valer, de Caetano, estão jogando água nas suas pretensões para 2010.
Antonio do Carmo
JONAS PAULO, VACILOU! FOI CONVERSAR COM LUCIO, NA HORA ERRADA, SÓ FEZ LEVANTAR A BOLA PRO OUTRO CHUTAR!
Ele teve uma reunião com Lucio Vieira Lima (raposa nova, em criação), presidente do PMDB e fez as seguintes declarações na Tarde de hoje:
“ Discutimos que temos de afinar a viola para construir a vitória de 2010, no Brasil e na Bahia. Precisamos colocar o elemento prioritário, o timoneiro Jaques Wagner na condução, fazendo os ajustes dos partidos. O projeto não pode ser desviado por disputas pontuais”,
Como ...”Precisamos colocar o elemento prioritário, o timoneiro Jaques Wagner na condução...” Quer dizer o que?! Que o Governador do Estado, do PT, não está na condução de todo o processo político na Bahia? É obvio que já está não é? Quem tem a caneta? Quem foi eleito? E quem é a estrela maior do PT na Bahia?
Mas Jonas continua:
“Não se pode transformar questões pontuais numa disputa entre PT e PMDB”.
Não são questões pontuais. São ações concretas, em questões fundamentais: UPB, Assembléia Legislativa e Gestão de Governo que estão sendo postas, de maneira beligerante inteligente, pelo PMDB, dentro do Plano Geddel 2010.
Perguntar não ofende:
Por que Jonas não começou sua tentativa de ajudar procurando outros partidos da base, para chegar no PMDB mais forte? O PCdoB tem uma candidatura de Edson Pimenta que está crescendo..,e tem setores que pretendem lançar Javier Alfaya como alternativa de consenso, se sentir que há espaço, por exemplo;
Por que Jonas não procurou o chamado bloquinho dirigido por Paulo Câmara ?
Resultado: Levantou a bola e o aprendiz de raposa, chutou forte e fez o gol:
Declarações de Lucio no jornal A tarde de hoje:
“Voltou a dizer que o partido apoiaria um nome do PT para o Legislativo, mas não deixou de repetir que para 2010 “o PMDB está livre para tomar qualquer posição”
Ficou parecendo que o PT e, portanto o Governador estão implorando qualquer coisa ao PMDB.
Vá doido! Vá de peito aberto enfrentar a turma que veio de uma escola cheia de putas velhas!
Antonio do Carmo
MARIO KERTÉSZ, AINDA INTERNADO, MANDOU UM ALÔ PARA QUEM TORCE POR SUA RECUPERAÇÃO:
(publicado no Site da Metrópole)
Valeu Velho, volta logo!
Antonio do Carmo